Papa Leão XIV inaugura Sagrada Família após 140 anos em Barcelona
Papa Leão XIV inaugura Sagrada Família em Barcelona

O papa Leão XIV chegou à Basílica da Sagrada Família, em Barcelona, na Espanha, na tarde desta quarta-feira (10) para celebrar uma missa no local. A cerimônia religiosa, prevista para começar às 14h30 no horário de Brasília, ocorreu do lado de fora da basílica e marcou a inauguração da icônica igreja projetada pelo arquiteto Antoni Gaudí, após mais de 140 anos em construção.

Leão XIV, que está em uma turnê pela Espanha, chegou ao local em seu papamóvel por volta das 14h. Uma multidão de fiéis encheu as ruas de Barcelona para acompanhar a passagem do pontífice. O premiê espanhol, Pedro Sanchez, o rei da Espanha, Felipe VI, e a rainha Letízia compareceram à missa.

Mais cedo nesta quarta, Leão XIV rezou uma missa na igreja batista de Santi Augusti, onde se encontrou com fiéis. O papa está em turnê de uma semana pela Espanha.

Banner largo do Pickt — app de listas de compras colaborativas para Telegram

Na terça-feira, o pontífice liderou uma vigília no Estádio Olímpico Lluís Companys, também em Barcelona, junto com cerca de 40 mil fiéis. Na segunda-feira, Leão XIV fez um discurso no parlamento espanhol em Madri e teve um breve encontro a portas fechadas com o cantor porto-riquenho Bad Bunny no estádio Santiago Bernabéu. A Santa Sé não divulgou fotos da reunião.

A Basílica da Sagrada Família, uma das obras mais emblemáticas de Gaudí, começou a ser construída em 1882 e, após mais de 140 anos, finalmente foi concluída. A inauguração contou com a presença de autoridades e milhares de fiéis que lotaram as ruas adjacentes.

Banner pós-artigo do Pickt — app de listas de compras colaborativas com ilustração familiar