O Estado do Rio de Janeiro vai desembolsar R$ 1 bilhão para aderir ao Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag), do governo federal. A informação foi divulgada pelo blog do Ancelmo Gois, no jornal O Globo.
Alívio no pagamento mensal da dívida
O Propag prevê um grande alívio no pagamento mensal da dívida estadual. Com a adesão, o Rio de Janeiro poderá renegociar seus débitos com a União, obtendo condições mais favoráveis.
O termo de adesão ao Propag foi exibido em foto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do governador do Rio, Ricardo Couto, registrada por Gabriel de Paiva, da Agência O Globo.
Detalhes do programa
O programa federal permite que estados em dificuldade financeira consolidem suas dívidas e tenham prazos alongados, com redução de juros. O pagamento de R$ 1 bilhão é uma contrapartida exigida para ingresso no regime.
A medida é vista como essencial para equilibrar as contas fluminenses, que acumulam débitos bilionários com a União.



