Estado do Rio pagará R$ 1 bi para aderir ao Propag, programa federal
Rio pagará R$ 1 bi para aderir ao Propag federal

O Estado do Rio de Janeiro vai desembolsar R$ 1 bilhão para aderir ao Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag), do governo federal. A informação foi divulgada pelo blog do Ancelmo Gois, no jornal O Globo.

Alívio no pagamento mensal da dívida

O Propag prevê um grande alívio no pagamento mensal da dívida estadual. Com a adesão, o Rio de Janeiro poderá renegociar seus débitos com a União, obtendo condições mais favoráveis.

O termo de adesão ao Propag foi exibido em foto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do governador do Rio, Ricardo Couto, registrada por Gabriel de Paiva, da Agência O Globo.

Banner largo do Pickt — app de listas de compras colaborativas para Telegram

Detalhes do programa

O programa federal permite que estados em dificuldade financeira consolidem suas dívidas e tenham prazos alongados, com redução de juros. O pagamento de R$ 1 bilhão é uma contrapartida exigida para ingresso no regime.

A medida é vista como essencial para equilibrar as contas fluminenses, que acumulam débitos bilionários com a União.

Banner pós-artigo do Pickt — app de listas de compras colaborativas com ilustração familiar