Trump denuncia ataque com drones no Estreito de Ormuz
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acusou o Irã, nesta sexta-feira (26), de atacar navios que atravessam o Estreito de Ormuz. Segundo ele, o regime iraniano lançou ao menos quatro drones de ataque contra embarcações, sendo que um deles atingiu um navio de carga e os outros três foram derrubados pelas forças americanas.
Trump afirmou que o ataque representa uma "violação tola" do acordo de cessar-fogo entre os dois países. Em postagem em sua rede social, ele declarou: "A República Islâmica do Irã disparou pelo menos quatro drones de ataque contra navios que atravessavam o Estreito de Ormuz. Um dos drones atingiu em cheio o convés superior de um grande e fortíssimo navio de carga. Houve danos, mas o navio conseguiu seguir seu caminho. Nós derrubamos três outros drones. Obviamente, esta é uma violação tola do nosso acordo de cessar-fogo."
ONU suspende operação de evacuação no Golfo
Na quinta-feira (25), a agência marítima da ONU suspendeu uma operação para retirar centenas de navios do Estreito de Ormuz após uma embarcação ser atacada no Golfo de Omã. A companhia britânica de segurança marítima UKMTO confirmou que um porta-contêineres foi atingido por um projétil ao tentar atravessar o estreito, a cerca de 13,89 km do porto de Dahit, em Omã.
O secretário-geral da Organização Marítima Internacional (OMI), Arsenio Dominguez, afirmou em comunicado: "Fui informado hoje de um ataque contra uma embarcação que havia atravessado o Estreito de Ormuz. Esse navio não constava sob o quadro de evacuação da agência." Ele acrescentou que a decisão de suspender a iniciativa foi tomada para "reconfirmar se as garantias de segurança necessárias continuam em vigor".
A operação, iniciada na última terça-feira (23), permitia que navios e suas tripulações deixassem o Golfo por duas rotas: uma via águas iranianas e outra por águas de Omã, sob supervisão dos Estados Unidos. Segundo dados preliminares da OMI, cerca de 57 navios com aproximadamente 1.100 tripulantes haviam atravessado o Estreito de Ormuz de terça até esta quinta-feira. As autoridades ainda não confirmaram a autoria dos ataques nem a gravidade dos danos.
Irã não garante segurança fora das rotas autorizadas
A Autoridade do Estreito do Golfo Pérsico, criada pelo Irã para gerenciar o Estreito de Ormuz, afirmou também na quinta-feira que as embarcações que trafegarem fora das rotas estabelecidas não terão garantia de passagem segura. Em postagem no X (antigo Twitter), a entidade declarou: "As consequências decorrentes da passagem por rotas não autorizadas serão de responsabilidade do proprietário, do operador e do comandante da embarcação."



