O Irã culpou os Estados Unidos pela escalada de tensões no Estreito de Ormuz e denunciou uma 'violação flagrante' do cessar-fogo. A acusação ocorre após o país interceptar três petroleiros na região, exigindo autorização para travessia. O presidente dos EUA, Donald Trump, classificou os ataques iranianos a navios como uma violação do acordo de cessar-fogo.
Irã intercepta petroleiros e ameaça cobrar pedágio
De acordo com fontes diplomáticas, Omã avisou aliados que o Irã pode passar a cobrar pedágio no Estreito de Ormuz, uma das rotas marítimas mais estratégicas do mundo. Cerca de 20% do petróleo global transita pelo estreito. A ação iraniana elevou a tensão na região, com o preço do petróleo Brent caindo 10% na semana, retornando a níveis pré-guerra.
EUA autorizam Trump a encerrar proteção a haitianos e sírios
Em paralelo, a Suprema Corte dos EUA autorizou Trump a encerrar o programa de proteção temporária (TPS) para haitianos e sírios. A decisão pode afetar milhares de imigrantes que vivem legalmente no país.
Impacto nos mercados e no setor energético
A crise no Oriente Médio gerou volatilidade nos mercados financeiros. As bolsas de Nova York fecharam em queda, com o Nasdaq tombando 4,6% na semana, puxado por vendas em empresas de tecnologia. No Brasil, a taxa Selic voltou a ser tema de debate, com aumento de apostas em corte. 'A inteligência artificial pode destravar infraestrutura no Brasil', disse o ex-presidente do BNDES em entrevista recente.



