Irã culpa EUA por ataques e denuncia violação de cessar-fogo
Irã culpa EUA e denuncia violação de cessar-fogo

O Irã culpou os Estados Unidos pela escalada de tensões no Oriente Médio e denunciou uma "violação flagrante" do cessar-fogo após uma série de ataques envolvendo petroleiros no Estreito de Ormuz. A acusação foi feita pelo Ministério das Relações Exteriores iraniano, que afirmou que Washington está financiando e armando grupos para desestabilizar a região.

Irã intercepta petroleiros e exige autorização

Nesta semana, o Irã interceptou três petroleiros no Estreito de Ormuz e exigiu autorização para travessia, alegando violação de suas águas territoriais. O presidente dos EUA, Donald Trump, classificou os ataques como uma violação do cessar-fogo e prometeu responder. O petróleo Brent caiu 10% na semana, voltando a níveis pré-guerra, com o aumento da oferta global.

Omã pode cobrar pedágio no Estreito de Ormuz

Omã avisou aliados que pode passar a cobrar pedágio no Estreito de Ormuz, uma das rotas marítimas mais importantes do mundo, por onde passa cerca de 20% do petróleo global. A medida pode encarecer o transporte de petróleo e gás natural.

Banner largo do Pickt — app de listas de compras colaborativas para Telegram

Suprema Corte dos EUA autoriza Trump a encerrar proteção a haitianos e sírios

Enquanto isso, a Suprema Corte dos EUA autorizou Trump a encerrar o programa de proteção temporária (TPS) para imigrantes haitianos e sírios, afetando milhares de pessoas. A decisão foi criticada por organizações de direitos humanos.

Banner pós-artigo do Pickt — app de listas de compras colaborativas com ilustração familiar