O Irã culpou os Estados Unidos pela escalada de tensões no Oriente Médio e denunciou uma "violação flagrante" do cessar-fogo após uma série de ataques envolvendo petroleiros no Estreito de Ormuz. A acusação foi feita pelo Ministério das Relações Exteriores iraniano, que afirmou que Washington está financiando e armando grupos para desestabilizar a região.
Irã intercepta petroleiros e exige autorização
Nesta semana, o Irã interceptou três petroleiros no Estreito de Ormuz e exigiu autorização para travessia, alegando violação de suas águas territoriais. O presidente dos EUA, Donald Trump, classificou os ataques como uma violação do cessar-fogo e prometeu responder. O petróleo Brent caiu 10% na semana, voltando a níveis pré-guerra, com o aumento da oferta global.
Omã pode cobrar pedágio no Estreito de Ormuz
Omã avisou aliados que pode passar a cobrar pedágio no Estreito de Ormuz, uma das rotas marítimas mais importantes do mundo, por onde passa cerca de 20% do petróleo global. A medida pode encarecer o transporte de petróleo e gás natural.
Suprema Corte dos EUA autoriza Trump a encerrar proteção a haitianos e sírios
Enquanto isso, a Suprema Corte dos EUA autorizou Trump a encerrar o programa de proteção temporária (TPS) para imigrantes haitianos e sírios, afetando milhares de pessoas. A decisão foi criticada por organizações de direitos humanos.



