Dom Mário Antonio da Silva vai ao Vaticano receber o pálio do papa Leão XIV
Dom Mário Antonio vai ao Vaticano receber o pálio do papa

O arcebispo de Aparecida, Dom Mário Antonio da Silva, embarcou para o Vaticano, onde participará de uma celebração presidida pelo papa Leão XIV e receberá o pálio, uma das principais insígnias usadas pelos arcebispos da Igreja Católica. A informação foi divulgada pelo Santuário Nacional de Aparecida nesta semana.

Nomeação e posse

Dom Mário foi nomeado arcebispo de Aparecida pelo papa em 2 de março deste ano e tomou posse da Arquidiocese em 2 de maio, após a aposentadoria de Dom Orlando Brandes. A Arquidiocese de Aparecida abriga o Santuário Nacional de Aparecida, considerado a maior igreja católica do Brasil e o maior santuário mariano do mundo. O local recebe milhões de fiéis todos os anos e é um dos principais destinos de peregrinação religiosa do país.

Cerimônia no Vaticano

A cerimônia no Vaticano está marcada para a próxima segunda-feira (29), na Basílica de São Pedro, data em que a Igreja celebra os Santos Apóstolos Pedro e Paulo. O rito é realizado todos os anos com os arcebispos nomeados ao longo dos últimos meses. Durante a cerimônia, o religioso vai receber o pálio, uma faixa de lã branca colocada sobre os ombros dos arcebispos metropolitanos durante as celebrações litúrgicas. A peça tem formato semelhante à letra "Y" e é considerada um símbolo da comunhão entre os arcebispos e o papa, além de representar a missão pastoral de conduzir e cuidar do povo de Deus.

Banner largo do Pickt — app de listas de compras colaborativas para Telegram

Significado do pálio

Em entrevista à Rádio Aparecida, Dom Mário afirmou que a viagem representa mais do que um compromisso pessoal. Segundo o arcebispo, o símbolo também recorda a figura de Jesus como o Bom Pastor. "Não é apenas uma viagem, é uma missão pela Arquidiocese de Aparecida. Receber o pálio das mãos do Papa significa estar em comunhão com ele e com toda a Igreja (...) O pálio é uma faixa de lã que usamos sobre os ombros, simbolizando a ovelha que o bom pastor carrega. Por isso, essa viagem também representa o compromisso de continuar a missão de Jesus Cristo junto ao povo", afirmou.

Pedido de orações

Dom Mário também pediu orações dos fiéis durante a viagem. "Rezem pelo Papa, pelos bispos, pela nossa Arquidiocese e por toda a Igreja, para que possamos testemunhar o amor, a paciência e a doação de vida de Cristo em favor das pessoas, especialmente das mais necessitadas", declarou na rádio.

A cerimônia de imposição do pálio será realizada no Vaticano e reunirá arcebispos de diferentes países nomeados ao longo do último ano.

Banner pós-artigo do Pickt — app de listas de compras colaborativas com ilustração familiar