Vale lança 'briquete verde' para reduzir emissões na produção de aço
Vale lança 'briquete verde' para reduzir emissões na produção de aço

A Vale anunciou nesta quarta-feira o lançamento do 'briquete verde', um novo produto de minério de ferro que pode reduzir em até 10% as emissões de gases de efeito estufa na produção de aço. Desenvolvido ao longo de mais de 20 anos, o briquete é um aglomerado que dispensa altas temperaturas durante o processo de aglomeração, operando entre 200°C e 250°C, contra os 1.300°C do método tradicional.

O produto substitui a pelota e o sínter de minério, eliminando a necessidade de sinterização, etapa intensiva em carbono. O briquete inclui areia proveniente do tratamento de rejeitos de mineração e resiste às temperaturas dos altos-fornos sem se desintegrar. Segundo Marcello Spinelli, vice-presidente executivo de Ferrosos da Vale, a tecnologia 'revolucionará o processo de produção do aço'.

A Vale investirá US$ 185 milhões na modernização de duas usinas de pelotagem em Vitória (ES) e na construção de uma nova planta em Vargem Grande (MG), com produção inicial de 7 milhões de toneladas anuais a partir de 2023. Outras cinco plantas estão em análise, incluindo uma em Omã. A longo prazo, a produção pode alcançar 50 milhões de toneladas.

Banner largo do Pickt — app de listas de compras colaborativas para Telegram

O briquete verde também oferece vantagens econômicas: custo de produção metade do processo de pelotização e intensidade de capital 67% menor. A iniciativa integra a meta da Vale de reduzir em 15% as emissões de escopo 3 até 2035, que correspondem a 98% do total de emissões da empresa, principalmente da cadeia siderúrgica.

Banner pós-artigo do Pickt — app de listas de compras colaborativas com ilustração familiar