A Espanha está prestes a concluir a repatriação dos ocupantes do cruzeiro MV Hondius, que enfrentou um surto de hantavírus. Os últimos voos previstos para esta segunda-feira transportarão passageiros da Austrália e dos Países Baixos. O navio, ancorado em Tenerife, deve partir para a Holanda ainda hoje.
A operação começou no domingo no porto de Granadilla, em Tenerife, nas Ilhas Canárias. Durante o primeiro dia, 94 pessoas de 19 nacionalidades retornaram para seus países. O ministro espanhol de Política Territorial, Ángel Víctor Torres, afirmou que a repatriação pode ser concluída antes do previsto.
Segundo Torres, ainda restam alguns passageiros australianos e holandeses, além de parte da tripulação que seguirá com o navio. O MV Hondius deve deixar Tenerife às 19h no horário local (18h GMT), com cerca de 30 tripulantes a bordo. O reabastecimento está previsto para começar na manhã de hoje e deve durar entre quatro e cinco horas.
O surto de hantavírus já causou três mortes: um casal de passageiros holandeses e uma mulher alemã. Dois passageiros evacuados, um americano e uma francesa, também testaram positivo para o vírus. O hantavírus é uma doença rara transmitida por roedores, sem vacina específica.



