O governo do Tocantins anunciou a isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para carros, caminhões e ônibus elétricos e híbridos por um período de dois anos. A medida, segundo o governo, tem como objetivo fortalecer a modalidade de veículos elétricos no estado e reduzir os custos logísticos.
A isenção é automática no momento da compra do veículo, conforme explicou o secretário da Fazenda, Donizete Silva. As concessionárias, ao emitirem a nota fiscal, já estão cadastradas no Detran e podem conceder o benefício diretamente. Caso ocorra pagamento indevido, o comprador pode solicitar a restituição junto à Secretaria da Fazenda (Sefaz).
Além da isenção, o governo informou que, a partir de 2028, quando o IPVA voltará a ser cobrado, haverá uma redução progressiva na base de cálculo do imposto. O secretário destacou que, embora haja perda de arrecadação com o IPVA, a medida atrai a aquisição de veículos no estado, gerando compensação por meio do ICMS pago nas vendas.
A iniciativa busca incentivar a adoção de veículos menos poluentes e posicionar o Tocantins como um polo de mobilidade sustentável na região.



