Governo de SP antecipa entrega de 1,3 milhão de doses da vacina Butantan contra dengue
Governo de SP antecipa entrega de 1,3 milhão de doses da vacina Butantan contra dengue

O governo de São Paulo anunciou nesta segunda-feira (23) a antecipação da entrega de 1,3 milhão de doses da vacina contra a dengue produzida pelo Instituto Butantan ao Ministério da Saúde. O anúncio foi feito pelo governador Tarcísio de Freitas durante o evento que marcou os 125 anos da instituição.

Segundo o governador, a previsão inicial era que as doses fossem entregues no segundo semestre deste ano, mas o cronograma foi adiantado. Até o fim de fevereiro, 200 mil doses da vacina Butantan-DV devem ser enviadas à pasta federal. O restante será distribuído ao longo dos próximos meses.

A Butantan-DV é a única vacina contra a dengue de dose única em desenvolvimento no mundo. O imunizante ainda não está disponível para a população em geral. Atualmente, a cidade de Botucatu, no interior paulista, participa de um estudo que avalia a aplicação da vacina em moradores do município. A expectativa é que, após as etapas regulatórias, a vacinação seja ampliada.

Banner largo do Pickt — app de listas de compras colaborativas para Telegram

Durante o evento, o governador também anunciou novos investimentos para a expansão do instituto, incluindo a doação de um terreno de 46 mil metros quadrados no bairro do Jaguaré, na Zona Oeste da capital, para ampliação da estrutura do Butantan. A medida tem como objetivo aumentar a capacidade produtiva e consolidar o instituto como um polo de biotecnologia na América Latina.

O governo de São Paulo iniciou, no começo de fevereiro, a campanha de vacinação contra a dengue com a Butantan-DV em todos os 645 municípios paulistas. Desenvolvida pelo Instituto Butantan, a vacina é a primeira do mundo aplicada em dose única e que induz proteção contra os quatro sorotipos da dengue. O imunizante foi aprovado pela Anvisa para pessoas de 12 a 59 anos. Os estudos apontaram eficácia de quase 75% contra casos gerais da doença, mais de 91% contra casos graves e 100% contra hospitalizações.

Para o início da campanha, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) enviou 99 mil doses ao estado. A estimativa é que cerca de 216 mil profissionais da atenção básica sejam imunizados ao longo da ação. Até o dia 5 de fevereiro, o estado de São Paulo registrou 4.647 casos de dengue e um óbito, segundo o governo estadual. Em 2025, já foram confirmados 882.884 casos e 1.124 óbitos no território paulista.

Banner pós-artigo do Pickt — app de listas de compras colaborativas com ilustração familiar