O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira (8) que os países do Brics não aceitam 'nenhuma reclamação' vinda do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a cúpula do bloco. A declaração ocorreu durante visita do primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, ao Brasil.
No fim de semana, países-membros e parceiros do Brics se reuniram na 17ª edição do encontro de líderes, no Rio de Janeiro. Na ocasião, Trump publicou uma mensagem em sua rede social ameaçando taxar em 10% países que se alinhassem ao grupo.
'Queremos dizer ao mundo que nós somos países soberanos. Não aceitamos intromissão de quem quer que seja nas nossas decisões soberanas', argumentou Lula. Ele também defendeu o multilateralismo e criticou o 'extremismo' que, segundo ele, deforma a harmonia global.
Lula já havia criticado a fala de Trump na segunda-feira (7), classificando como 'erro' a publicação e afirmando que não é correto 'ameaçar o mundo através da internet'. O presidente brasileiro reforçou que o Brics 'não nasceu para afrontar ninguém'.
A visita de Modi ao Brasil marca os 80 anos de relações diplomáticas entre os dois países. Os líderes realizaram reunião bilateral no Palácio da Alvorada, em Brasília, e discutiram afinidades e ampliação do comércio com a Ásia, em meio à guerra tarifária travada pelos Estados Unidos.



