O governo do Rio de Janeiro aderiu ao Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag), deixando o Regime de Recuperação Fiscal (RRF). A medida permite ao estado pagar sua dívida de R$ 210 bilhões com a União até 2056, com parcelas mensais reduzidas de R$ 436 milhões para R$ 119 milhões.
Economia bilionária
Com a adesão, o Rio economiza R$ 6,2 bilhões em 2023 e R$ 12,3 bilhões em 2027. O governador Ricardo Couto celebrou: "Este é um passo histórico para o desenvolvimento do estado." O presidente Lula participou da cerimônia no Palácio Guanabara.
Compromissos do estado
Em troca, o Rio se compromete a investir em infraestrutura, segurança e educação, além de aportar 1% do saldo devedor ao Fundo de Equalização Federativa.



