Lula diz que nunca teve problema com Forças Armadas e defende prioridade na defesa
Lula defende defesa como prioridade e nega conflito com Forças Armadas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (26) que 'nunca' teve 'nenhum problema' com as Forças Armadas e defendeu que a defesa do Brasil seja tratada como prioridade urgente. Pela primeira vez, ele prometeu incluir o setor em seu programa de governo.

Discurso em Itajaí

Durante a cerimônia de lançamento e batismo da Fragata 'Cunha Moreira' (F202), em Itajaí (SC), Lula declarou: 'Não é possível que a gente não coloque a defesa como uma coisa extremamente urgente e prioritária. A gente não pode discutir defesa apenas repondo aquilo que estragou. É preciso que a gente defina um projeto, que país a gente quer, e definir o país que a gente quer, que defesa nós precisamos para garantir esse País.'

Renovação da frota aérea

Lula relembrou um incidente em outubro de 2024, quando sobrevoou o aeroporto da Cidade do México por quase 5 horas devido a uma pane no avião presidencial, e defendeu a renovação da frota aérea do País. Ele enfatizou que não pretende entrar em conflito com outras nações, mas precisa estar preparado diante da instabilidade internacional.

Banner largo do Pickt — app de listas de compras colaborativas para Telegram

Projeto estratégico e investimentos

'Eu tenho dito em todas as conversas que eu tenho com meus comandantes. Nós precisamos construir um projeto estratégico e a gente vai ter que ter dinheiro para colocar esse projeto em andamento, para que as pessoas saibam que nós não queremos briga com ninguém, não queremos invadir ninguém, não queremos guerra com ninguém, mas que nós estaremos preparados para defender os nossos 8 milhões e meio de quilômetros quadrados e 215 milhões de habitantes', afirmou o presidente.

Referências históricas e geopolíticas

O petista também disse que não quer ser 'pego de surpresa' com uma invasão ao Brasil e citou a Guerra do Paraguai, quando o ditador Solano López invadiu Mato Grosso e a Argentina. Lula mencionou ainda declarações do presidente dos EUA, Donald Trump, sobre tomar a Groenlândia, o Canadá e o Panamá, como exemplo de instabilidade externa. 'Porque eu não quero guerra, mas eu também não quero ser pego de surpresa. Eu não quero constatar que não tenho nada. Eu tenho que me cuidar. Um belo dia, quando ninguém esperava, o Solano López, presidente do Paraguai, invadiu logo de vez o Brasil, a Argentina e o Uruguai. Está cheio de nego maluco no mundo. Agora mesmo, o presidente americano quer tomar a Groenlândia, o Canadá vai virar Estado dele, quer tomar o canal do Panamá. Onde é que nós estamos?', questionou.

Banner pós-artigo do Pickt — app de listas de compras colaborativas com ilustração familiar