O Partido dos Trabalhadores (PT) dará início nesta terça-feira (9) à pré-campanha para a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A estratégia inclui orientações direcionadas a quadros políticos, militantes e simpatizantes para intensificar a atuação nas redes sociais.
Diagnóstico da esquerda digital
A iniciativa surge de duas constatações internas: a direita é mais eficiente na disputa de narrativas online, mantendo a esquerda frequentemente na defensiva; e as ações da esquerda são muito fragmentadas, carecendo de unidade discursiva e temática.
Primeira ação da pré-campanha
A primeira medida será a divulgação de diretrizes para produção e compartilhamento de conteúdo nas redes sociais, inspiradas nas táticas utilizadas pela oposição bolsonarista no ambiente digital. O lançamento oficial ocorrerá em um evento na noite desta terça-feira, em Brasília, com a presença do presidente nacional do PT, Edinho Silva, e do ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos.
Vídeo de Boulos e unidade narrativa
Será divulgado um vídeo gravado por Guilherme Boulos explicando como a esquerda deve atuar no ambiente digital. Boulos, filiado ao PSOL, foi convidado por Edinho Silva para articular a iniciativa devido à sua familiaridade com as redes sociais. No vídeo, o ministro reconhece que a direita leva vantagem por organizar melhor pautas e mensagens, atuando com unidade narrativa. Ele defende que a pré-campanha busque a mesma coesão.
Porta-vozes de Lula
Foram selecionados inicialmente cerca de 50 políticos da base para atuarem como “porta-vozes de Lula”. A pré-campanha definirá diariamente os temas e abordagens para as redes, solicitando que esses porta-vozes produzam conteúdo próprio alinhado às pautas escolhidas. Entre os nomes confirmados estão Fernando Haddad, Simone Tebet, Erika Hilton, Jorge Messias, Alexandre Padilha, André Janones, Marina Silva, Pedro Campos, José Dirceu, Gleisi Hoffmann e Pastor Henrique Vieira.



