Resultado das urnas e abstenção recorde
Arthur Henrique (PL) foi o candidato mais votado na eleição suplementar para governador de Roraima realizada neste domingo (21), com 160.004 votos (60,87% dos válidos). No entanto, sua candidatura está sub judice, e ele não foi proclamado eleito. O atual governador interino, Soldado Sampaio (Republicanos), obteve 93.897 votos (35,72%), enquanto Nelita Frank (PT) recebeu 8.948 votos (3,40%).
A abstenção atingiu 114.024 eleitores (29,65%), superando o total de votos do segundo colocado. Dos 384.582 eleitores aptos, apenas 270.558 compareceram às urnas. Foram registrados 4.295 votos nulos e 3.414 em branco.
Candidatura sub judice e indefinição do resultado
Arthur Henrique concorreu na condição de sub judice após ter seu registro de candidatura indeferido pelo Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) por descumprimento do prazo de desincompatibilização. Ele renunciou ao cargo de prefeito de Boa Vista em 2 de abril, mas a legislação exige afastamento de três a seis meses antes do pleito. O caso aguarda julgamento de recursos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e no Supremo Tribunal Federal (STF).
Em nota, o TRE-RR informou que "os votos atribuídos ao referido candidato permanecem registrados na condição de sub judice" e que "a proclamação definitiva do resultado da eleição depende da conclusão do julgamento pelos tribunais competentes". Enquanto isso, Soldado Sampaio, presidente da Assembleia Legislativa, continua no cargo interinamente.
Reações dos candidatos e próximos passos
Arthur Henrique demonstrou confiança em sua vitória judicial: "Tenho fé de que, quando esse caso for julgado no plenário do Supremo Tribunal Federal, nós sairemos vitoriosos. E, no dia 13 de julho, estaremos sendo diplomados e tomando posse como governador do nosso estado". Nelita Frank afirmou que "a democracia se fortalece quando o povo exerce seu direito de escolher" e que respeita a decisão das urnas.
Se a candidatura for confirmada, Arthur Henrique assumirá o governo com o vice Subtenente Velton (PL). Esta será sua primeira eleição para governador; ele foi prefeito de Boa Vista por dois mandatos (2021-2024 e 2025-2026), tendo renunciado ao último em abril de 2026.
Contexto da eleição suplementar
A eleição suplementar foi convocada após o TSE cassar o mandato do então governador Edilson Damião (União Brasil). Com a saída de Damião, Soldado Sampaio assumiu o governo interinamente. A 1ª Turma do STF, em julgamento na sexta-feira (19), manteve por 3 a 1 a decisão que derrubou regra específica para o pleito, com voto divergente da ministra Cármen Lúcia. O STF ainda deve publicar decisão colegiada sobre a validade da candidatura de Arthur.



