Irã propõe aliança militar islâmica liderada pelo Paquistão
Irã propõe aliança militar islâmica com Paquistão

O presidente do Irã, Masoud Pezeskian, propôs nesta terça-feira (24) a criação de uma aliança militar regional entre países do Oriente Médio, durante entrevista coletiva em Islamabad, Paquistão, ao lado do primeiro-ministro paquistanês, Shehbaz Sharif, conforme reportado pela agência de notícias semioficial iraniana Tasnim.

Proposta de aliança islâmica

Pezeskian afirmou que nações muçulmanas deveriam cooperar para desenvolvimento econômico, fortalecimento de laços culturais e defesa de soberanias. Ele listou Arábia Saudita, Catar, Egito e Turquia como possíveis integrantes do grupo, que seria equivalente a uma Otan muçulmana. O grupo seria liderado pelo Paquistão, por ser a única potência nuclear do mundo islâmico.

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) é uma coligação político-militar criada em 1949 por países da Europa e América do Norte para segurança e defesa mútua, surgida após a Segunda Guerra Mundial para conter a influência soviética.

Banner largo do Pickt — app de listas de compras colaborativas para Telegram

Cooperação regional e negociações de paz

Pezeskian disse que Teerã busca ampliar cooperação com países islâmicos para fortalecer o entendimento regional e construir mecanismos conjuntos contra ameaças externas. Segundo ele, a estabilidade da região só será alcançada por meio de iniciativas lideradas pelos próprios países locais.

O presidente também elogiou o papel do Paquistão nas negociações de paz entre Irã e Estados Unidos nos últimos meses, afirmando que os esforços diplomáticos paquistaneses foram fundamentais para reduzir tensões. O memorando inicial foi assinado em Islamabad. Durante encontros bilaterais, negociadores firmaram compromissos para aprofundar a cooperação entre os dois países.

Banner pós-artigo do Pickt — app de listas de compras colaborativas com ilustração familiar