O guia nepalês Dawa Sherpa, encontrado vivo após permanecer seis dias sozinho no Monte Everest, revelou à BBC que sobreviveu mastigando gelo e comendo chocolates que carregava nos bolsos. Ele foi resgatado após ser dado como morto por sua família, que já havia iniciado os ritos fúnebres.
O desaparecimento e o resgate
Sherpa, de 57 anos, afirmou que não se perdeu durante a descida, mas ficou para trás quando seu oxigênio acabou. Sua família em Katmandu já havia perdido as esperanças quando uma equipe de resgate o avistou descendo em direção ao acampamento-base. Ele foi levado de helicóptero a um hospital, onde recebe tratamento para desidratação, congelamento e uma fratura.
Os dias de sobrevivência
“Não achei que sobreviveria”, disse Sherpa ao Serviço Nepalês da BBC. “Achei que ia morrer.” Ele contou que passou os dois primeiros dias sem comida, apenas mastigando gelo para se hidratar. Depois, encontrou chocolates nos bolsos e conseguiu derreter gelo para beber. O guia começou a descer lentamente, mas caiu em uma fenda, onde ficou preso por dois dias e meio. Uma avalanche trouxe neve para dentro da fenda, dando-lhe esperança. “Ao pisar na neve, fiquei de pé e olhei para cima... senti que poderia sair dali”, relatou.
O encontro com outro escalador
O ex-militar britânico Chris Thrall foi a última pessoa a ver Sherpa antes do resgate, próximo à Cascata de Gelo de Khumbu, a cerca de 7.500 metros de altitude. Thrall estava descendo quando encontrou um escalador polonês em estado severo de congelamento e desviou sua atenção para ajudá-lo. “Enquanto eu olhava para cima, ajudando esse homem a descer, Dawa Sherpa parecia não ter se mexido”, disse.
A reação da família
A esposa de Sherpa, Damu, contou à BBC que havia perdido as esperanças quando a empresa da expedição informou que o resgate era impossível. “Quando o vi pela primeira vez, fiquei muito surpresa. Estava angustiada depois que nos disseram que ele nunca mais voltaria para casa”, afirmou. A filha do guia, Mhendo Lhamo Sherpa, declarou: “Ele me reconheceu... está bem e fala. Estamos felizes.”
Milagre no Everest
Pemba Sherpa, diretor-executivo da 8K Expeditions, classificou o feito como um “verdadeiro autorresgate”. “Dawa conseguiu sobreviver contra todas as probabilidades por dias. É um verdadeiro milagre”, disse. Chris Thrall, ao saber que Sherpa estava vivo, chamou a notícia de “indescritível”. “É inacreditável: em um minuto eu estava contendo as lágrimas com a filha dele, e no minuto seguinte o vi chegar rastejando ao vilarejo”, acrescentou.
Os médicos do Hospital HAMS, em Katmandu, afirmam que Sherpa está estável na UTI, com melhora significativa da desidratação. Mais de mil pessoas chegaram ao topo do Everest nesta temporada, a mais movimentada da história, e cinco morreram durante a escalada.



