Governo Lula se reúne com representante de Comércio dos EUA para discutir tarifas
Governo Lula e EUA discutem tarifas esta semana

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva aguarda uma reunião com o representante de Comércio dos Estados Unidos ainda nesta semana para tratar do tarifaço imposto pela administração americana. O encontro está previsto no âmbito do grupo de trabalho estabelecido durante a reunião de 7 de maio na Casa Branca entre Lula e o presidente Donald Trump, que discutiu questões tarifárias bilaterais.

Diálogo diplomático

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, será o principal interlocutor brasileiro nas conversas com os representantes americanos. A expectativa é que sejam debatidas as novas tarifas globais dos EUA, que foram reconstruídas após a Suprema Corte americana derrubar as medidas anteriores de Trump.

Novas tarifas e justificativas

O governo dos Estados Unidos está implementando tarifas de 10% a 12,5% sobre produtos de 59 países e da União Europeia, utilizando como justificativa a falta de combate ao trabalho forçado. Especialistas apontam que a medida funciona mais como uma barreira comercial do que como proteção efetiva aos direitos humanos, gerando críticas e elogios internacionais.

Banner largo do Pickt — app de listas de compras colaborativas para Telegram

A reunião desta semana busca alinhar posições e minimizar impactos para o Brasil, que busca evitar sanções e manter o fluxo comercial com seu segundo maior parceiro econômico.

Banner pós-artigo do Pickt — app de listas de compras colaborativas com ilustração familiar