O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva aguarda uma reunião com o representante de Comércio dos Estados Unidos ainda nesta semana para tratar do tarifaço imposto pela administração americana. O encontro está previsto no âmbito do grupo de trabalho estabelecido durante a reunião de 7 de maio na Casa Branca entre Lula e o presidente Donald Trump, que discutiu questões tarifárias bilaterais.
Diálogo diplomático
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, será o principal interlocutor brasileiro nas conversas com os representantes americanos. A expectativa é que sejam debatidas as novas tarifas globais dos EUA, que foram reconstruídas após a Suprema Corte americana derrubar as medidas anteriores de Trump.
Novas tarifas e justificativas
O governo dos Estados Unidos está implementando tarifas de 10% a 12,5% sobre produtos de 59 países e da União Europeia, utilizando como justificativa a falta de combate ao trabalho forçado. Especialistas apontam que a medida funciona mais como uma barreira comercial do que como proteção efetiva aos direitos humanos, gerando críticas e elogios internacionais.
A reunião desta semana busca alinhar posições e minimizar impactos para o Brasil, que busca evitar sanções e manter o fluxo comercial com seu segundo maior parceiro econômico.



