Flávio Bolsonaro parabeniza Keiko Fujimori por vitória no Peru
Flávio Bolsonaro parabeniza Keiko Fujimori

O pré-candidato à Presidência da República, Flávio Bolsonaro, parabenizou Keiko Fujimori pela vitória nas eleições presidenciais do Peru, ocorrida no último domingo. Em publicação nas redes sociais, Bolsonaro destacou que o resultado representa 'mais uma vitória da direita na América do Sul' e defendeu a cooperação entre as nações sul-americanas no combate ao 'narcoterrorismo'.

Keiko Fujimori vence com 50,11% dos votos

Keiko Fujimori, filha do ex-presidente Alberto Fujimori — condenado por crimes contra a humanidade —, obteve 50,11% dos votos válidos, derrotando o candidato de esquerda Pedro Castillo. A vitória foi celebrada por setores conservadores da região, que veem na nova presidente uma aliada na luta contra o crime organizado e na promoção de políticas de livre mercado.

Em sua mensagem, Flávio Bolsonaro afirmou que 'a América do Sul vive um novo ciclo mais à direita' e que é necessário 'unir forças para combater o narcoterrorismo que ameaça nossas democracias'. Ele também defendeu a criação de um ambiente favorável ao investimento e ao desenvolvimento econômico na região.

Banner largo do Pickt — app de listas de compras colaborativas para Telegram

Repercussão internacional

A vitória de Keiko Fujimori foi recebida com entusiasmo por líderes conservadores da América Latina, como o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, e o ex-presidente chileno Sebastián Piñera. Analistas políticos apontam que o resultado pode fortalecer alianças regionais de direita, especialmente em temas de segurança pública e combate ao tráfico de drogas.

Keiko Fujimori, que lidera o partido Fuerza Popular, prometeu em seu discurso de vitória 'combater a corrupção e o terrorismo' e 'restaurar a ordem no Peru'. Ela também sinalizou a intenção de estreitar laços com o Brasil e outros países vizinhos.

Banner pós-artigo do Pickt — app de listas de compras colaborativas com ilustração familiar