O governo de São Paulo inaugurou nesta terça-feira (23) o novo Instituto Médico-Legal (IML) e o núcleo do Instituto de Criminalística de Presidente Prudente. Durante a cerimônia, também foi anunciada a reforma da sede da Delegacia Seccional e do Departamento de Polícia Judiciária (Deinter-8) na cidade. Os investimentos previstos são de R$ 4,5 milhões para as novas estruturas periciais e R$ 9,3 milhões para a reforma das sedes, ambos provenientes do Tesouro estadual.
Reforço na equipe policial
Para fortalecer a segurança na região, 241 agentes foram destinados a Presidente Prudente, sendo 36 policiais militares, 16 profissionais da Polícia Técnico-Científica e 189 policiais civis. Desses, 18 policiais civis atuarão nas Delegacias de Defesa da Mulher (DDM) da região, conforme o governo paulista.
Além do efetivo, foram entregues 113 viaturas para a frota, com investimento de R$ 23,7 milhões, utilizando recursos estaduais e de outras fontes.
Investimentos em proteção à mulher
Outra medida anunciada foi a implantação da Cabine Lilás de Presidente Prudente, instalada no Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) em agosto de 2025. Até maio deste ano, o serviço especializado à mulher realizou 993 atendimentos a vítimas de violência doméstica.
“A nova estrutura de perícia e a reforma das sedes da Polícia Civil ampliam a capacidade de investigação em uma região que concentra o maior volume de apreensões de drogas do Oeste paulista”, afirmou o secretário da Segurança Pública do Estado, Osvaldo Nico Gonçalves.
Programa Muralha Paulista
Na região, também atua o programa Muralha Paulista, que integra seis municípios: Assis, Iepê, Palmital, Presidente Epitácio, Dracena e Tarumã, beneficiando 228,3 mil habitantes.



