Petróleo perde ganhos de guerra com saída de petroleiros do Golfo Pérsico
Petróleo perde ganhos com saída de petroleiros do Golfo

Os preços do petróleo apagaram os ganhos de tempos de guerra na quinta-feira, à medida que investidores passaram a apostar em uma melhora da oferta global de óleo bruto após petroleiros que estavam retidos no Golfo Pérsico por meses começarem a deixar o Estreito de Ormuz.

Queda nos preços do Brent e do WTI

O barril do Brent para agosto, referência internacional, caiu 1%, para US$ 72,97, rondando níveis vistos pela última vez antes da guerra no Oriente Médio, que teve início no fim de fevereiro. Já os contratos do West Texas Intermediate (WTI), referência dos Estados Unidos, para agosto recuaram 1%, para US$ 69,60.

Retomada da navegação no Estreito de Ormuz

Mais de 20 petroleiros transportando cerca de 35 milhões de barris de petróleo atravessaram o Estreito de Ormuz desde que Estados Unidos e Irã chegaram a um acordo para reabrir a rota marítima, de acordo com a CNBC, com informações da empresa de monitoramento comercial Kpler.

Banner largo do Pickt — app de listas de compras colaborativas para Telegram

As embarcações que não eram iranianas estavam retidas no Golfo Pérsico por mais de três meses depois que Teerã praticamente fechou a passagem marítima no início do conflito. A maioria delas deve chegar a destinos na Ásia até o início de agosto.

Alerta da Guarda Revolucionária do Irã

No entanto, a Marinha da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã alertou na quinta-feira que a passagem segura pelo Estreito de Ormuz só será permitida por rotas designadas por Teerã, destacando que os riscos para essa importante via marítima permanecem. O IRGC também acrescentou que embarcações que violarem as instruções de trânsito “enfrentarão medidas”.

Banner pós-artigo do Pickt — app de listas de compras colaborativas com ilustração familiar