São Paulo é cobrado na Fifa por dívida a Jorge Mendes, empresário de James
São Paulo cobrado na Fifa por dívida a Jorge Mendes

O São Paulo foi notificado pela Fifa por uma dívida com a empresa do empresário português Jorge Mendes, representante do meia colombiano James Rodríguez. A pendência refere-se a comissões não pagas pela transferência do jogador ao clube paulista.

Detalhes da cobrança

Segundo informações divulgadas pelo blog do Ancelmo Gois, a empresa de Jorge Mendes alega que o São Paulo não quitou os valores acordados na negociação que trouxe James Rodríguez ao Morumbi. O caso foi levado à Câmara de Resolução de Disputas da Fifa, que agora analisa a reclamação.

O montante exato da dívida não foi revelado, mas a comissão de agentes em transferências internacionais costuma variar entre 5% e 10% do valor total do negócio.

Banner largo do Pickt — app de listas de compras colaborativas para Telegram

Contexto da negociação

James Rodríguez foi anunciado pelo São Paulo em julho de 2023, após rescindir contrato com o Olympiacos, da Grécia. O clube paulista não pagou valores aos gregos, mas assumiu salários e luvas. A comissão de Jorge Mendes, que intermediou o acordo, seria paga pelo São Paulo.

Procurado, o São Paulo não se manifestou oficialmente sobre a cobrança. A reportagem tenta contato com a diretoria para esclarecimentos.

Impacto para o clube

A notificação na Fifa pode gerar sanções ao São Paulo, como transfer ban (impedimento de registrar novos jogadores) caso a dívida não seja quitada. O clube já enfrenta restrições financeiras e busca equilibrar as contas.

James Rodríguez, atualmente na seleção colombiana para as eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, não comentou o caso.

Banner pós-artigo do Pickt — app de listas de compras colaborativas com ilustração familiar