O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, declarou nesta terça-feira, durante o Fórum VEJA Brazil Insights em Nova York, que o estado pretende se tornar um exemplo internacional de reconstrução e preparação para eventos climáticos extremos. A afirmação ocorre após as enchentes históricas que atingiram a região.
Leite detalhou as ações adotadas, incluindo a criação de um conselho permanente de governança com participação da sociedade civil, para garantir continuidade às políticas públicas mesmo após mudanças de governo. O plano envolve estudos técnicos, modelagens hidrodinâmicas, investimentos em radares meteorológicos, estações de monitoramento climático, Defesa Civil, dragagem de rios, sistemas contra enchentes e reconstrução de estradas e pontes com maior resiliência.
“Não é apenas reconstruir o que foi perdido, mas preparar o estado para o futuro”, afirmou o governador. Ele também destacou a transformação fiscal promovida em sua gestão, que permitiu ao estado passar de uma situação de incapacidade de pagar contas para um dos maiores investidores em infraestrutura e tecnologia do país.
Segundo Leite, o ajuste das finanças estaduais foi decisivo para viabilizar os investimentos atuais e negociar um novo acordo da dívida com a União. “O Rio Grande do Sul vai ser um case de virada de jogo diante dos eventos climáticos”, concluiu.



