Homem em surto é resgatado após andar em telhado na Cohab
Resgate de homem em surto na Cohab dura 2 horas

Um homem, identificado apenas como Joel, foi resgatado por equipes do Corpo de Bombeiros Militar e da Polícia Militar do Maranhão na manhã desta segunda-feira (22), após caminhar sobre o telhado do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S) Joãosinho Trinta, no bairro Cohab, em São Luís.

Ocorrência começou ao amanhecer

Segundo os bombeiros, a ocorrência teve início por volta das 5h. O homem, que é paciente psiquiátrico, permaneceu cerca de duas horas sobre o telhado da unidade até ser convencido a descer em segurança. Moradores da região informaram que não conheciam o paciente.

Durante o período em que esteve no local, ele caminhou sobre os telhados e chegou a quebrar algumas telhas. Para evitar acidentes, os bombeiros optaram por não utilizar força física e priorizaram uma abordagem humanizada.

Banner largo do Pickt — app de listas de compras colaborativas para Telegram

Negociação e resgate sem ferimentos

Ao longo da operação, os militares mantiveram contato verbal constante com o homem, que apresentava forte abalo emocional. De acordo com os agentes, o paciente relatou problemas familiares e demonstrava sinais de profundo desânimo.

Após um trabalho de escuta ativa e negociação, foi estabelecido um vínculo de confiança que levou o homem a aceitar descer voluntariamente por volta das 7h. Ele não sofreu ferimentos e foi encaminhado por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para avaliação médica e atendimento em uma unidade de saúde.

Banner pós-artigo do Pickt — app de listas de compras colaborativas com ilustração familiar