A Justiça de Santa Catarina aceitou a denúncia do Ministério Público e tornou ré, nesta terça-feira (9), a mulher de 37 anos que se passou por uma adolescente de 12 anos em Joinville. Durante 14 meses, ela viveu como filha adotiva na casa de uma família que a acolheu. O exame de sanidade mental está agendado para 26 de junho.
Crimes e investigação
Amanda Maria Souza de Oliveira responde pelos crimes de falsa identidade e estelionato. A farsa foi descoberta em 2 de junho, quando ela foi presa na residência das vítimas. Em depoimento, Amanda confessou ter aplicado o mesmo golpe em Curitiba (PR), Nova Iguaçu (RJ), além dos estados de Minas Gerais, Goiás e Ceará.
Como a golpista se aproximou da família
Segundo a Polícia Civil, a aproximação ocorreu por intermédio de um pastor de uma igreja local. Inicialmente, Amanda se apresentou como Gabriele, dizendo ter 18 anos, experiência em panificação e buscando emprego. Com o tempo, começou a relatar graves problemas de saúde e dificuldades financeiras, sensibilizando a família. Após conquistar total confiança, mudou a narrativa, afirmando ter 11 anos e sido vítima de abusos. O casal a convidou para morar na casa, realizou uma festa de aniversário de 12 anos e forneceu tratamento para emagrecimento com Mounjaro.
Descoberta do golpe
O casal só procurou a polícia no final de maio, quando uma tia fez buscas na internet e encontrou reportagens sobre crimes cometidos por Amanda em outros estados. A polícia classificou o caso como um "sequestro emocional" da família.



