O Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC) denunciou Amanda Maria Souza de Oliveira, de 37 anos, por estelionato e falsa identidade. Ela se passava por uma criança de 12 anos para enganar um casal em Joinville, obtendo vantagens materiais como moradia, alimentação, transporte e medicamentos entre fevereiro de 2025 e junho de 2026. A denúncia foi recebida pela Justiça na tarde desta terça-feira, 9.
Esquema de fraude e manipulação emocional
Segundo o MP, Amanda criou a identidade fictícia de “Gabriele Ferreira dos Santos”, simulando ser uma criança. Com isso, foi acolhida pelas vítimas, que custearam integralmente sua subsistência, incluindo comemoração de aniversário e medicamentos de alto custo para emagrecimento. A promotora Viviane Soares afirmou que os elementos indicam um esquema elaborado de fraude, com manipulação emocional para obter vantagens indevidas.
A denúncia narra que Amanda utilizou uma narrativa de abusos e situações graves, como supostos maus-tratos por familiares e exploração, para sensibilizar as vítimas. Para dar credibilidade à história, adotou comportamentos compatíveis com a identidade fictícia, como fala infantilizada, uso de objetos típicos da infância e simulação de crises emocionais.
Incidente de insanidade mental
A defesa de Amanda pediu uma avaliação de insanidade mental. A Justiça determinou a instauração de um incidente de insanidade mental para avaliar sua condição psicológica. Ela foi presa em flagrante. O exame médico verificará sua capacidade de responder pelos próprios atos. Se constatada falta de plena capacidade de entendimento ou autodeterminação na época dos fatos, o resultado poderá influenciar a ação penal, com possível aplicação de medida de segurança em vez de pena privativa de liberdade. Enquanto o laudo é aguardado, o processo fica suspenso.



