Idosos denunciam abandono do Centro Zoé Gueiros em Belém
Idosos denunciam abandono do Centro Zoé Gueiros em Belém

Usuários do Centro de Convivência da Terceira Idade Zoé Gueiros, localizado no bairro do Tapanã, em Belém, denunciam o abandono do espaço, que enfrenta problemas estruturais e redução dos serviços oferecidos. A unidade, considerada referência no atendimento à população idosa da capital paraense, está sem energia elétrica após furtos de cabos e funciona de forma limitada.

História e importância do centro

Criado em 1994, o centro é mantido pela Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Papa João XXIII (Funpapa). Oferece atividades físicas, recreativas, acompanhamento especializado e ações de convivência voltadas para pessoas com mais de 60 anos. Segundo os usuários, a unidade já chegou a atender mais de 600 idosos.

Relatos dos frequentadores

Há 27 anos frequentando o local, a pensionista Roberta Moraes, de 80 anos, diz que sente falta das atividades que faziam parte da rotina dos participantes. "Eu fazia hidro, eu fazia ginástica. Continuo fazendo, mas fora. A gente se sentia muito bem aqui porque tinha tudo", relembra. Segundo ela, a falta de profissionais e de investimentos tem desestimulado a participação dos idosos. "Nós não temos professores. Não vai ficar ninguém. A gente já teve que fazer coleta para trazer café. Isso aqui foi feito para nós", afirmou.

Banner largo do Pickt — app de listas de compras colaborativas para Telegram

Os frequentadores relatam que o centro sofreu pelo menos dois furtos de cabos elétricos nos últimos meses. Desde então, parte da estrutura estaria sem energia. A professora aposentada Benedita Carvalho, de 61 anos, afirma que a comunidade chegou a ajudar na recuperação do espaço após o primeiro caso. "Teve dois furtos. No primeiro, com a ajuda da comunidade, conseguiram resolver. Agora não tem nada", disse. Ela também afirma que a oferta de atividades diminuiu ao longo dos últimos anos. "Há mais de dois anos nós não recebemos insumo nenhum. Hoje estamos só com dança de salão e recreação", relatou.

Impacto na socialização

Além das atividades de lazer, o Centro Zoé Gueiros funciona como um espaço de convivência e socialização para idosos, contribuindo para a prática de exercícios físicos, o fortalecimento dos vínculos comunitários e a prevenção do isolamento social. Segundo os usuários, o número de frequentadores caiu significativamente. Apesar da capacidade para atender mais de 600 pessoas, atualmente cerca de 120 idosos ainda utilizariam o espaço.

O aposentado Adelço Ribeiro, de 67 anos, conta que deixou de frequentar a unidade devido às condições encontradas. "A gente não tem as mínimas condições. Está tudo quebrado, não tem energia", afirmou.

Vistoria e posição da Funpapa

Na manhã desta terça-feira (9), uma equipe técnica esteve no local para realizar uma vistoria. Segundo os frequentadores, a visita ocorreu após as reclamações sobre a situação do centro. "A administração está toda aí hoje porque souberam que vocês vinham. A gente tem medo que isso aqui feche", disse Benedita Carvalho.

Em nota, a Fundação Papa João XXIII informou que realizou uma vistoria técnica no Centro de Convivência da Terceira Idade Zoé Gueiros na manhã desta terça-feira (9). Segundo o órgão, foi constatado que o cabeamento elétrico da unidade foi completamente furtado. A Funpapa informou ainda que os reparos para a religação da energia devem começar em breve e que todas as atividades serão normalizadas após a conclusão dos serviços.

Banner pós-artigo do Pickt — app de listas de compras colaborativas com ilustração familiar