Usuários do Centro de Convivência da Terceira Idade Zoé Gueiros, localizado no bairro do Tapanã, em Belém, denunciam o abandono do espaço, que enfrenta problemas estruturais e redução dos serviços oferecidos. A unidade, considerada referência no atendimento à população idosa da capital paraense, está sem energia elétrica após furtos de cabos e funciona de forma limitada.
História e importância do centro
Criado em 1994, o centro é mantido pela Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Papa João XXIII (Funpapa). Oferece atividades físicas, recreativas, acompanhamento especializado e ações de convivência voltadas para pessoas com mais de 60 anos. Segundo os usuários, a unidade já chegou a atender mais de 600 idosos.
Relatos dos frequentadores
Há 27 anos frequentando o local, a pensionista Roberta Moraes, de 80 anos, diz que sente falta das atividades que faziam parte da rotina dos participantes. "Eu fazia hidro, eu fazia ginástica. Continuo fazendo, mas fora. A gente se sentia muito bem aqui porque tinha tudo", relembra. Segundo ela, a falta de profissionais e de investimentos tem desestimulado a participação dos idosos. "Nós não temos professores. Não vai ficar ninguém. A gente já teve que fazer coleta para trazer café. Isso aqui foi feito para nós", afirmou.
Os frequentadores relatam que o centro sofreu pelo menos dois furtos de cabos elétricos nos últimos meses. Desde então, parte da estrutura estaria sem energia. A professora aposentada Benedita Carvalho, de 61 anos, afirma que a comunidade chegou a ajudar na recuperação do espaço após o primeiro caso. "Teve dois furtos. No primeiro, com a ajuda da comunidade, conseguiram resolver. Agora não tem nada", disse. Ela também afirma que a oferta de atividades diminuiu ao longo dos últimos anos. "Há mais de dois anos nós não recebemos insumo nenhum. Hoje estamos só com dança de salão e recreação", relatou.
Impacto na socialização
Além das atividades de lazer, o Centro Zoé Gueiros funciona como um espaço de convivência e socialização para idosos, contribuindo para a prática de exercícios físicos, o fortalecimento dos vínculos comunitários e a prevenção do isolamento social. Segundo os usuários, o número de frequentadores caiu significativamente. Apesar da capacidade para atender mais de 600 pessoas, atualmente cerca de 120 idosos ainda utilizariam o espaço.
O aposentado Adelço Ribeiro, de 67 anos, conta que deixou de frequentar a unidade devido às condições encontradas. "A gente não tem as mínimas condições. Está tudo quebrado, não tem energia", afirmou.
Vistoria e posição da Funpapa
Na manhã desta terça-feira (9), uma equipe técnica esteve no local para realizar uma vistoria. Segundo os frequentadores, a visita ocorreu após as reclamações sobre a situação do centro. "A administração está toda aí hoje porque souberam que vocês vinham. A gente tem medo que isso aqui feche", disse Benedita Carvalho.
Em nota, a Fundação Papa João XXIII informou que realizou uma vistoria técnica no Centro de Convivência da Terceira Idade Zoé Gueiros na manhã desta terça-feira (9). Segundo o órgão, foi constatado que o cabeamento elétrico da unidade foi completamente furtado. A Funpapa informou ainda que os reparos para a religação da energia devem começar em breve e que todas as atividades serão normalizadas após a conclusão dos serviços.



