Adolescente de 13 anos bebe água adulterada por colega em SP
Adolescente bebe água adulterada por colega em SP

Uma adolescente de 13 anos foi vítima de um ato de envenenamento após ingerir água adulterada por um colega na Escola Estadual Vicente Paulo Zanchetta, localizada no distrito de Venda Branca, em Casa Branca (SP). O incidente ocorreu na quinta-feira (18) e a menor precisou ser socorrida após sentir desconforto estomacal e formigamento na boca.

Detalhes do incidente

De acordo com o Boletim de Ocorrência registrado pela Polícia Militar, um colega de sala, também de 13 anos, teria colocado uma substância desconhecida na garrafa de água da vítima. A adolescente permaneceu na escola além do horário regular para o ensaio das festividades juninas e, horas depois, começou a passar mal. Na manhã seguinte, os sintomas se intensificaram, e ela foi levada pelos pais ao pronto-socorro.

Funcionários da escola, ao analisarem imagens de monitoramento, constataram que o menino mexeu na garrafa de água da vítima. Durante inspeção, notaram que o líquido apresentava odor incomum. A garrafa foi apreendida para perícia. Além disso, um recipiente plástico azul de colírio, contendo conteúdo de procedência desconhecida, foi encontrado com o suposto adolescente infrator e também apreendido para análise.

Banner largo do Pickt — app de listas de compras colaborativas para Telegram

Investigação e medidas

A Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP) informou que o caso foi registrado como ato infracional de tentativa de envenenamento de água potável ou substância alimentícia ou medicinal, sendo investigado pela Delegacia de Casa Branca. A Secretaria Estadual de Educação (Seduc-SP) emitiu nota afirmando que o estudante envolvido realiza atividades pedagógicas de forma remota, com acompanhamento da escola e da família.

“A Unidade Regional de Ensino (URE) de São João da Boa Vista lamenta o ocorrido. A equipe gestora da escola agiu prontamente ao tomar conhecimento da situação, prestando atendimento à aluna e comunicando os responsáveis pelos estudantes envolvidos”, disse a Seduc-SP em comunicado.

Estado de saúde da vítima

A estudante foi levada pelos pais a uma unidade de saúde, onde permaneceu em observação e recebeu alta após avaliação médica. Ela passa bem e retornou às atividades escolares nesta segunda-feira (22). O Conselho Tutelar foi acionado, e a ocorrência comunicada à Polícia Civil. O caso é acompanhado pela equipe regional do Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar (Conviva-SP), que reforçará ações de conscientização voltadas à promoção da cultura de paz, do respeito mútuo e da boa convivência no ambiente escolar.

Banner pós-artigo do Pickt — app de listas de compras colaborativas com ilustração familiar