Casos de hepatite A aumentam 100 vezes em Ribeirão Preto em 2026
Casos de hepatite A aumentam 100 vezes em Ribeirão Preto em 2026

Os casos de hepatite A em Ribeirão Preto (SP) tiveram um aumento expressivo no primeiro trimestre de 2026. Segundo levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, foram registrados 203 casos entre janeiro e março, contra apenas dois no mesmo período de 2025.

A subsecretária de Vigilância em Saúde, Luzia Márcia Romanholi Passos, informou à EPTV, afiliada da TV Globo, que o aumento começou em dezembro de 2025 e tem se intensificado desde o início de 2026. A Vigilância Epidemiológica do município afirma que não há um ponto principal de contaminação identificado.

A hepatite A é uma infecção viral altamente transmissível que afeta apenas humanos. O vírus se espalha por contato com água, alimentos ou objetos contaminados, além do compartilhamento de copos e talheres com pessoas infectadas. Também pode haver transmissão por relações sexuais que envolvam contato com resíduos fecais.

Banner largo do Pickt — app de listas de compras colaborativas para Telegram

Os sintomas incluem cansaço, febre, náuseas, enjoo, vômitos, dor abdominal, constipação ou diarreia. Em casos avançados, podem surgir urina escura e pele e olhos amarelados. A assessora de eventos Mariana Villares, diagnosticada com a doença, relatou: “Não é fácil, coça demais o corpo, a gente fica com esses sintomas de olho amarelo. Eu comecei com uma gripe, então se vocês perceberem qualquer sintoma diferente, procure um médico.”

A prevenção inclui higiene pessoal e vacinação, disponível no SUS desde 2014 para crianças e grupos de risco. A infectologista Silvia Fonseca alerta que pessoas que não tomaram a vacina podem estar suscetíveis. Durante o tratamento, é importante evitar medicamentos inadequados e bebidas alcoólicas. A vacina está disponível em todas as salas de vacinação da cidade.

Banner pós-artigo do Pickt — app de listas de compras colaborativas com ilustração familiar