Toyota encerra produção do Corolla em Indaiatuba após 30 anos
Toyota encerra produção do Corolla em Indaiatuba

Após quase três décadas produzindo o Corolla, a fábrica da Toyota em Indaiatuba, no interior de São Paulo, se despediu oficialmente do sedã. Com direito a desfile e tapete vermelho, a última unidade do modelo, da versão Altis Premium, saiu da linha de montagem da planta, que será desativada no final deste mês.

Produção transferida para Sorocaba

Apesar da cerimônia, o Corolla não deixará de ser montado no Brasil. A Toyota vai transferir a fabricação para a unidade de Sorocaba, localizada a cerca de 60 km de Indaiatuba, onde já são produzidos o Corolla Cross e o Yaris Cross. A transferência faz parte do plano estratégico da Toyota para o Brasil, que prevê um aporte de R$ 11 bilhões até 2030.

Motivos da desativação

Atualizar as linhas de montagem de Indaiatuba, em operação desde 1998, data da nacionalização do Corolla, seria mais caro do que transferir a produção para outra unidade. Com isso, a Toyota centraliza sua produção em uma única fábrica, aumentando o volume de 170.000 para cerca de 270.000 carros por ano. O aumento de capacidade permitirá absorver a fabricação de seu próximo modelo, uma picape intermediária para concorrer com Fiat Toro, Chevrolet Montana, Ram Rampage e as futuras VW Tukan e Renault Niagara.

Banner largo do Pickt — app de listas de compras colaborativas para Telegram

Nova picape híbrida plug-in flex

A picape inédita adotará a mesma motorização do Corolla, com motor 2.0 aspirado de 175 cv e 20,8 kgfm, além do câmbio CVT. As versões mais caras, porém, não terão motor diesel, como é costume no segmento. Em vez disso, serão equipadas com um conjunto híbrido plug-in flex de 223 cv, baseado na motorização do Prius.

Impacto sobre os funcionários

O fechamento da fábrica de Indaiatuba está anunciado desde março de 2024. Cerca de 2.000 vagas de realocação foram abertas em Sorocaba, enquanto outros funcionários puderam optar pelo Plano de Demissão Voluntária (PDV).

Legado e futuro da planta

A planta foi a primeira da Toyota no Brasil voltada para veículos de larga escala, além de ter sido responsável por nacionalizar o carro mais vendido do mundo: o Corolla. Ela também teve destaque como a primeira da América Latina a produzir um veículo híbrido flex. Por enquanto, a Toyota ainda não divulgou o que acontecerá com a planta de Indaiatuba. Algumas especulações sugerem que já existam montadoras chinesas interessadas em adquirir a fábrica, repetindo um movimento que já ocorreu no Brasil com a aquisição de antigas instalações industriais por empresas como BYD e GWM.

Banner pós-artigo do Pickt — app de listas de compras colaborativas com ilustração familiar