Um vídeo de estudantes entrando em uma escola dançando para ganhar doces viralizou nas redes sociais. O registro foi feito na Escola Quilombola Carmelinda Mendonça, em Itaíba, no Agreste de Pernambuco. Ao som da música “Crina Negra”, da banda Canários do Reino, várias crianças improvisam passos para participar da brincadeira e ganhar a recompensa.
Professora idealizou dinâmica para resgatar tradição junina
A ideia partiu da professora Vanusa Maria dos Santos, de 35 anos, com o objetivo de resgatar a tradição junina do período. A educadora atua na escola há 15 anos, desde quando começou a carreira em sala de aula. A brincadeira foi realizada no dia 1° de junho, e até esta segunda-feira (22), o vídeo já soma mais de 1 milhão de visualizações nas redes sociais.
Em entrevista ao g1, Vanusa disse que vários motivos levaram ela a fazer a brincadeira com os estudantes. No ano de 2024, a educadora iniciou a militância em defesa da educação quilombola e a implementar ela no município. Com o passar dos anos, ela notou que “os jovens não tem mais interesse” em aspectos culturais do período.
“As festas juninas eram uma tradição muito forte aqui na comunidade, mas que infelizmente foi se perdendo ao longo dos anos. Vejo hoje que os jovens não tem mais interesse em participar de uma quadrilha. Eles não valorizam a história, a tradição, a cultura, o forró, da mesma forma que acontecia na minha época de juventude”, disse Vanusa.
Escola como agente de resgate cultural
Segundo a professora, a escola tem um papel fundamental no resgate dessa tradição e nos últimos anos, a equipe escolar notou que havia a necessidade de trazer de forma mais forte as raízes da cultura dentro da sala de aula e a dança foi uma das formas escolhidas.
“Foi feita a decoração e aí pensei em uma dinâmica. E aí os meninos hoje em dia, na sala de aula, eu falo por as minhas, que eu trabalho os dois turnos na escola, eles com a internet e com o TikTok, estão a todo momento dançando. Se vai corrigir a tarefa, se vai no birô, já vê eles dançando, principalmente com esse conhecido passinho do Jamal. Se eles gostam tanto de dança, lancei essa dinâmica”, afirma.
13 alunos, todos que foram para escola no dia 1°, participaram da brincadeira. O vídeo original foi publicado na rede social da escola e acumula mais de 1.600 comentários e 2.098 repostagens. Diversos internautas parabenizaram a ação.
Repercussão e depoimento da professora
“Que lindoooo… Amei, muito criativo parabéns a professora!”, disse uma das seguidoras. “O primeiro passou dançando aqui em frente agorinha”, brincou outro. “Eu busco ser para os meus alunos o que os meus professores foram para mim. Porque hoje, se eu estou aqui, se hoje eu realizo, estou exercendo a profissão que eu amo e a qual exerço com dedicação, foi graças a professores que me acolhiam, que me entendiam, que me abraçavam no dia a dia e que fizeram toda a diferença”, destacou Vanusa.



