Rio decreta ponto facultativo para jogo do Brasil na Copa 2026
Rio decreta ponto facultativo para jogo do Brasil na Copa

Governo do Rio decreta ponto facultativo para partida do Brasil na Copa

O governo do estado do Rio de Janeiro e a prefeitura da capital decretaram ponto facultativo para os servidores públicos na próxima segunda-feira, durante a partida do Brasil contra o Japão, válida pelas oitavas de final da Copa do Mundo de 2026. O jogo está marcado para as 14h (horário de Brasília) e será a abertura do mata-mata do torneio. A medida foi publicada no Diário Oficial e vale para funcionários municipais e estaduais, mas não inclui serviços essenciais como hospitais, segurança pública e transporte.

Medida visa facilitar acompanhamento do jogo

De acordo com o decreto, o ponto facultativo busca permitir que os servidores possam acompanhar a partida, que é um dos eventos mais esperados da competição. O Brasil enfrenta o Japão em busca de uma vaga nas quartas de final. A decisão foi tomada em conjunto entre o governo estadual e a prefeitura do Rio, seguindo uma tradição em jogos da seleção brasileira em Copas do Mundo. Serviços considerados essenciais, no entanto, continuarão operando normalmente, com escalas especiais para garantir o atendimento à população.

Impacto nos serviços e na rotina da cidade

A determinação afeta principalmente repartições públicas, escolas estaduais e municipais, e órgãos administrativos. A orientação é que os servidores não precisem comparecer ao trabalho durante o período do jogo, mas as atividades podem ser retomadas após a partida, a critério de cada órgão. A prefeitura do Rio informou que a coleta de lixo e o transporte público funcionarão normalmente, assim como os hospitais e postos de saúde. A medida não se aplica a servidores federais, que seguem regras do governo federal.

Banner pós-artigo do Pickt — app de listas de compras colaborativas com ilustração familiar
Banner largo do Pickt — app de listas de compras colaborativas para Telegram