O Instituto de Zootecnia (IZ) de Nova Odessa (SP), que atualmente abriga 33 projetos científicos voltados à agricultura e pecuária, pode se tornar a nova sede da Câmara Municipal. O pedido foi feito pela Câmara e está em análise pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, que informou que as áreas técnicas da pasta avaliam a viabilidade da mudança. Até o momento, não há definição sobre a transferência.
Motivações para a mudança
A Câmara de Nova Odessa solicita um espaço no IZ com dois objetivos principais: aproximar os vereadores da população, com uma sede em área mais central, e reduzir gastos públicos. Atualmente, a Casa paga R$ 421 mil por ano de aluguel, valor que poderia ser economizado com a ocupação de um imóvel público.
Segundo a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) permite a concessão de espaços de pesquisa para otimizar o patrimônio público, desde que não haja impacto nas atividades-fim do instituto. A pasta afirmou que “as estruturas destinadas às atividades de pesquisa permanecem em utilização e as atividades científicas da unidade seguem normalmente”.
Pesquisas em andamento no IZ
O Instituto de Zootecnia de Nova Odessa mantém 33 projetos de pesquisa em andamento, distribuídos em seus quatro centros de pesquisa. Entre as principais linhas de estudo estão pastagens, bovinocultura leiteira, genética animal e zootecnia diversificada, abrangendo temas como qualidade do leite, melhoramento genético, nutrição animal, eficiência produtiva e adaptação às mudanças climáticas.
A prefeitura de Nova Odessa já utiliza o campus do IZ para acomodar a Secretaria de Meio Ambiente, o setor de Zoonoses e a Defesa Civil, demonstrando que a convivência entre atividades administrativas e de pesquisa é possível.
Detalhes da possível nova sede
A mudança da casa legislativa seria para o “prédio 2”, uma área de 2,3 mil m² que hoje se encontra sob permissão de uso integral pela Prefeitura. A Câmara informou que tanto a Prefeitura quanto a direção local do IZ já concordaram com a cessão do prédio ao Legislativo. A meta é concretizar a mudança de endereço ainda em 2026.
A Câmara também se propõe a arcar com as reformas do prédio e com as melhorias na segurança, como contrapartida pela utilização do espaço. A Secretaria de Agricultura e Abastecimento reforçou que a concessão só será autorizada se não houver prejuízo às pesquisas científicas do instituto.



