Miquéias Figueredo é eleito prefeito de Bonito de MG com 59,90%
Miquéias Figueredo eleito prefeito de Bonito de MG

O candidato Miquéias Mota Figueredo (Republicanos) foi eleito prefeito de Bonito de Minas neste domingo (21) em eleição suplementar realizada pela Justiça Eleitoral. A vice-prefeita eleita é Joelma Aparecida Rodrigues de Magalhães (PDT). A votação começou às 8h e terminou às 17h. Com 100% das urnas apuradas, Miquéias Figueredo e Joelma Magalhães, da coligação União e Experiência para Fazer a Diferença, receberam 3.658 votos, o equivalente a 59,90% dos votos válidos.

Resultado final da eleição suplementar

O outro candidato, João Neto dos Santos (Podemos), obteve 2.449 votos, o equivalente a 40,10%. Foram registrados 165 votos nulos (2,62%) e 35 votos em branco (0,55%). A eleição foi convocada após o indeferimento do registro de candidatura de Dilson de Senhorinha (União), candidato mais votado nas eleições de 2024.

Motivo da nova eleição

O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) marcou o pleito para 21 de junho após a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que, em fevereiro deste ano, negou por unanimidade recurso contra o indeferimento do registro de Dilson de Senhorinha. Segundo o TSE, o candidato estava inelegível por condenação por abuso de poder político nas eleições de 2020. Dilson havia obtido 51,72% dos votos nas eleições anteriores.

Banner largo do Pickt — app de listas de compras colaborativas para Telegram

Prefeito interino e posse

Por conta da decisão judicial, o cargo de prefeito no município é ocupado interinamente pelo presidente da Câmara desde janeiro de 2025, que permanecerá na função até a posse dos eleitos. A eleição suplementar foi necessária para garantir a normalidade administrativa do município.

Banner pós-artigo do Pickt — app de listas de compras colaborativas com ilustração familiar