Maria da Saúde, de 30 anos, e Robson Araújo, de 34, decidiram eternizar o casamento com um ensaio fotográfico no local onde tudo começou: a escola Dragão do Mar, no bairro Mucuripe, em Fortaleza. O casal, junto desde 2009, voltou aos corredores da instituição para celebrar os 17 anos de relacionamento.
O desejo de voltar às origens
“Eu sempre tive a vontade de casar. Eu pensava assim: ‘Quando eu casar, eu vou fazer um book na escola. Eu sempre tive essa vontade, porque eu acho muito legal voltar no canto que marcou’”, disse Saúde, que trabalha como designer de sobrancelhas e cílios em um salão de Fortaleza. O Cartório Mucuripe, onde oficializaram a união, fica a menos de 1 km da escola. Após a cerimônia, o casal foi até o local sem avisar a direção para realizar o ensaio.
O encontro que parecia destino
Os dois se conheceram no primeiro dia de aula do 1º ano do ensino médio, em 2009. Um erro de matrícula fez com que Saúde fosse parar na sala de Robson. “Quando eu cheguei lá, o meu nome estava pela manhã. Eu chorei e disse: ‘Eu não quero estudar de manhã, porque eu não gosto de acordar cedo.’ Pediram para eu ligar de fax para a minha mãe”, lembrou. A diretora, vendo seu desespero, permitiu que ela escolhesse uma das três turmas do 1º ano. Ela escolheu a sala onde Robson estudava. Ele, repetente, havia sido transferido de uma escola particular para a Dragão do Mar.
“Não foi um encontro de duas pessoas, foi um encontro de almas, porque tinha tudo para a gente não se encontrar, mas a gente acabou se encontrando”, destacou Saúde.
O início do namoro
Eles começaram a “ficar” em abril de 2009, após uma atividade em dupla na sala de aula. “O professor quem botou a gente para fazer essa tarefa juntos. Ali, a gente foi conversando”, explicou Robson. “O professor até brincou assim: ‘Robson, você quer pagar uma merenda para ela?’ Aí ele disse: ‘Eu pago’”, lembrou Saúde. O namoro foi oficializado em novembro daquele ano, após 7 meses de relacionamento às escondidas. Durante uma greve na escola, o contato era apenas por ligações no telefone fixo. Robson chegou a pintar paredes para pagar a conta de telefone da tia.
17 anos de história
Dois anos depois, o casal já morava junto. Em 2015, nasceu Samuel, filho do casal. Saúde revelou que pretende matriculá-lo na mesma escola quando ele for para o ensino médio. O ensaio fotográfico, realizado por Jayane Mara, incluiu fotos na porta da sala onde se conheceram, no muro e na coluna onde costumavam sentar. “A gente fez a foto na porta da sala que a gente se conheceu, fez onde a gente sempre ficava sentado, no muro, na coluna também. Foi incrível. Eu acho que aquela sensação e a energia daquele momento não teriam sido iguais se a gente tivesse marcado [anteriormente]”, disse a designer.



