O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), visitou nesta quinta-feira (29) o ex-presidente Jair Bolsonaro na Papudinha, onde ele cumpre prisão por tentativa de golpe. O encontro ocorre em meio a discussões sobre candidaturas de direita nas eleições presidenciais de 2026.
Tarcísio chegou ao Complexo da Papuda, onde fica o prédio do 19° Batalhão da Polícia Militar do DF chamado de Papudinha, por volta das 11h, acompanhado de Vicente Santini, aliado da família Bolsonaro e chefe do escritório do governo de São Paulo em Brasília. A visita foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Inicialmente, o encontro estava previsto para a semana passada, mas foi adiado a pedido de Tarcísio, que alegou compromissos em São Paulo na última quinta-feira (22). Nome cotado para a disputa presidencial em outubro, Tarcísio tem dito que tentará a reeleição ao Palácio dos Bandeirantes.
Pelo PL, partido de Bolsonaro e Valdemar Costa Neto, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) se colocou pré-candidato, com o apoio do pai. O anúncio desagradou setores da direita, que viam em Tarcísio um nome mais competitivo contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que deve tentar a reeleição pelo PT.
Nesta semana, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, anunciou sua desfiliação do União Brasil e migrou para o PSD, partido de Gilberto Kassab. Caiado já manifestou vontade de ser o candidato da direita em 2026. Além dele, o PSD tem outros nomes com interesse na disputa presidencial: os governadores do Paraná, Ratinho Junior, e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.
A Primeira Turma do STF condenou Jair Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão. Ele foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) como líder da organização criminosa que tentou mantê-lo no poder e impedir o governo Lula. A sala de Estado-Maior onde Bolsonaro está preso tem área total de 54,7 metros quadrados, mais 10 metros quadrados de área externa. Além do ex-presidente, outras 28 pessoas dos chamados 'núcleos principais' da trama golpista foram condenadas. Tarcísio, que foi ministro da Infraestrutura da gestão Bolsonaro, não foi denunciado pela PGR e foi ouvido apenas como testemunha de defesa do ex-presidente.



