Lula oficializa chapa em SC com ex-apoiador de Bolsonaro
Lula oficializa chapa em SC com ex-apoiador de Bolsonaro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva oficializou a chapa de esquerda para o governo de Santa Catarina, que terá como candidato o ex-deputado estadual Gelson Merisio (PSB). Merisio declarou voto em Jair Bolsonaro em 2018, mas agora se alinha ao PT. A chapa, composta por PT, PSB, PDT e PSOL, será lançada nesta quinta-feira.

Além de Merisio, a chapa conta com a ex-deputada Ângela Albino (PDT) como vice-governadora e o vereador Afrânio Boppré (PSOL) como candidato ao Senado. O ex-presidente do Sebrae Décio Lima (PT) também disputará uma vaga no Senado. A estratégia visa enfrentar a forte influência bolsonarista no estado, representada por Carlos Bolsonaro (PL) e Caroline de Toni (PL-SC).

A escolha de Merisio foi pessoalmente incentivada por Lula, segundo o deputado estadual Fabiano da Luz (PT). Merisio esteve afastado das urnas por oito anos e perdeu a eleição para o governo em 2018. Na ocasião, ele declarou apoio a Bolsonaro, mas depois se afastou do bolsonarismo e se aproximou do PT, coordenando a campanha de Décio Lima ao governo em 2022.

Banner largo do Pickt — app de listas de compras colaborativas para Telegram

Merisio afirmou que seu voto em Bolsonaro foi pessoal e que o governo Bolsonaro foi um desastre. Ele disse que a reaproximação com o PT é a construção de um projeto alinhado com o que pensa para o estado. A chapa busca atrair o centro político para chegar ao segundo turno.

Banner pós-artigo do Pickt — app de listas de compras colaborativas com ilustração familiar