Eduardo Leite reafirma aspiração à Presidência e diz que Tarcísio 'está refém do seu contexto'
Eduardo Leite reafirma aspiração à Presidência e diz que Tarcísio 'está refém do seu contexto'

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, reafirmou seu interesse em concorrer à Presidência da República nas eleições de 2026. Em entrevista ao programa News 19 horas nesta terça-feira (27), ele destacou que a política é uma missão e que a Presidência se tornou algo possível e desejado, mas não por ambição pessoal, e sim para dar ao país um rumo diferente do atual.

Leite mencionou o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, como um possível candidato do campo político, mas afirmou que ele está 'refém do seu contexto dentro do campo bolsonarista', que também apresenta Flávio Bolsonaro. Segundo Leite, isso reforça a disposição do PSD em ter candidatura própria, com nomes como o do governador Ratinho e o dele próprio.

Na entrevista, Leite também abordou as enchentes no Rio Grande do Sul e anunciou um investimento de R$ 177 milhões em radares meteorológicos para melhorar a previsão climática e prevenir desastres. Ele destacou ainda R$ 6 bilhões em projetos para rodovias, visando maior resiliência nas estruturas.

Banner largo do Pickt — app de listas de compras colaborativas para Telegram

Sobre moradia para afetados por desastres, Leite explicou as medidas emergenciais, como aluguel social e moradias temporárias, além do plano Rio Grande, um esforço estruturado de reconstrução. Na área internacional, ele se reuniu com o embaixador da Índia para discutir parcerias em inovação tecnológica e agronegócio.

Em segurança pública, Leite destacou reduções significativas nos índices criminais graças ao programa RS Seguro: 60% nos homicídios, 80% nos roubos a pedestres e 90% nos roubos de veículos nos últimos sete anos. Segundo o Fórum Brasileiro da Segurança Pública, o estado é o mais seguro do Brasil para andar com celular.

Banner pós-artigo do Pickt — app de listas de compras colaborativas com ilustração familiar