Irã contradiz Trump e afirma que não negociará com os Estados Unidos
Irã contradiz Trump e afirma que não negociará com os Estados Unidos

O Irã não pretende negociar com os Estados Unidos, afirmou nesta segunda-feira, 2, Ali Larijani, chefe do Conselho Supremo de Segurança Nacional em Teerã. Em publicação na rede social X, Larijani negou que autoridades iranianas estejam dispostas a retomar conversas com o governo de Donald Trump após o início da onda de ataques americanos e israelenses contra o território do Irã.

No domingo, Trump afirmou à revista The Atlantic que líderes iranianos teriam demonstrado interesse em retomar o diálogo e que ele concordara com a iniciativa. “Eles querem conversar e eu concordei, então vou falar com eles”, disse o presidente. Larijani, porém, negou a informação e reforçou que o Irã não tem intenção de negociar. Nas redes sociais, o iraniano foi enfático ao afirmar “não negociaremos com os Estados Unidos”.

A escalada ocorreu no fim de semana, depois de uma série de negociações entre Teerã e Washington. Múltiplas explosões foram ouvidas, nesta madrugada, em Teerã, capital do Irã, e também nas cidades de Karaj e Sanandaj, segundo a mídia estatal iraniana. O Exército israelense também afirmou que lançou, nesta segunda-feira, uma onda de ataques contra o Hezbollah “em todo o Líbano”, após disparos de foguetes reivindicados pelo grupo apoiado pelo Irã.

Banner largo do Pickt — app de listas de compras colaborativas para Telegram

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que seguirá os ataques ao Irã até que todos os objetivos militares sejam atingidos. Em pronunciamento, Trump disse: 'Se rendam ou encarem a morte certa'.

Banner pós-artigo do Pickt — app de listas de compras colaborativas com ilustração familiar