Novo líder supremo do Irã ameaça atacar bases dos EUA e manter Estreito de Ormuz fechado
Novo líder supremo do Irã ameaça atacar bases dos EUA e manter Estreito de Ormuz fechado

O novo líder supremo do Irã, Mojtaba Khamenei, afirmou que o país 'vingará o sangue de seus mártires', manterá o Estreito de Ormuz fechado e atacará bases militares americanas. A declaração foi lida na televisão estatal iraniana nesta quinta-feira (12), sendo a primeira desde que ele foi escolhido como sucessor do pai, morto em um ataque conjunto dos Estados Unidos e de Israel no primeiro dia da guerra.

Na mensagem, Khamenei defendeu a ofensiva de Teerã contra os EUA e Israel, dizendo que o país acredita na 'amizade' com os vizinhos e, por isso, atinge apenas bases militares, mas que é 'inevitável continuar'. Ele também justificou o fechamento do Estreito de Ormuz como um 'instrumento de pressão contra o inimigo'.

O líder supremo agradeceu aos 'combatentes da Frente de Resistência', que inclui grupos como o Hezbollah libanês e o Hamas palestino, descrevendo-os como os melhores amigos do Irã. O pronunciamento ocorre um dia após o presidente dos EUA, Donald Trump, afirmar que as forças americanas 'derrubaram' a liderança do Irã duas vezes, sem dar detalhes.

Banner largo do Pickt — app de listas de compras colaborativas para Telegram

Mojtaba Khamenei, considerado linha-dura, foi escolhido pela Assembleia de Especialistas. Segundo autoridades iranianas, seu mandato pode resultar em uma postura mais agressiva no exterior e repressão interna mais rígida. O ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, já afirmou que qualquer líder nomeado pela atual liderança iraniana 'será um alvo inequívoco para eliminação'.

Banner pós-artigo do Pickt — app de listas de compras colaborativas com ilustração familiar