A Guarda Revolucionária do Irã afirmou neste domingo (22) que fechará 'completamente' o Estreito de Ormuz caso o presidente dos EUA, Donald Trump, cumpra sua ameaça de atacar instalações energéticas iranianas. A declaração é uma resposta direta a Trump, que no sábado ameaçou 'obliterar' usinas de energia do Irã se Teerã não reabrir totalmente o estreito em até 48 horas.
Um ataque às instalações energéticas iranianas representaria uma escalada significativa na guerra que os dois países travam há mais de três semanas. A Guarda Revolucionária também afirmou que, em caso de ataque, tomará medidas adicionais, sem especificar quais.
Antes da fala da Guarda, outras autoridades iranianas já haviam reagido à ameaça de Trump. O presidente do Parlamento iraniano, Mohammad Baqer Qalibaf, disse nas redes sociais que o país irá 'destruir de forma irreversível' infraestruturas críticas e instalações de energia no Oriente Médio.
As Forças Armadas iranianas também afirmaram que uma eventual resposta de Teerã incluirá represálias contra todas as infraestruturas de energia pertencentes aos EUA na região. Já o embaixador iraniano na Organização Marítima Internacional (IMO), Ali Mousavi, adotou um tom menos inflamatório, declarando que o estreito permanece fechado apenas para navios dos 'inimigos do Irã' e que o país quer contribuir para a passagem segura das demais embarcações.



