O médico-veterinário e engenheiro eletricista Amauri Gomes (União Brasil) tomou posse como vereador de Manaus na terça-feira (21), durante sessão ordinária na Câmara Municipal (CMM). Ele assume a vaga deixada pela Professora Jacqueline, também do União Brasil, que se licenciou para ocupar o cargo de deputada estadual na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
A posse mantém o União Brasil como a maior bancada da Câmara, com seis parlamentares. Em seu primeiro discurso, Amauri afirmou que pretende atuar de forma fiscalizadora e próxima da população, além de ampliar a representatividade das pautas ligadas à causa animal, já defendidas pelo vereador Aldenor Lima, também do partido.
A vaga na CMM foi brevemente ocupada pelo primeiro suplente Caio André, atual secretário de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, que assumiu na sexta-feira (17) e renunciou em seguida para retornar ao cargo de secretário, abrindo espaço para Amauri, segundo suplente do partido.
Natural de Porto Velho (RO), Amauri é especialista em ortopedia e neurocirurgia animal e se apresenta como ativista ambiental e defensor da causa animal. Nas eleições de 2024, obteve 7.788 votos e estreia no Legislativo municipal com pautas voltadas à proteção dos animais, ao meio ambiente e à saúde pública.



