EUA iniciam ataques contra múltiplos alvos no Irã em nova escalada
EUA lançam ataques contra alvos no Irã

Os Estados Unidos iniciaram nesta quarta-feira (10) ataques contra múltiplos alvos no Irã, em uma nova escalada militar no Oriente Médio. A ofensiva foi confirmada pelo Comando Central dos EUA (Centcom), que afirmou ter agido por ordem do presidente Donald Trump.

Em publicação na rede X, o Centcom informou que as forças americanas começaram a realizar ataques adicionais de autodefesa às 18h15 no horário de Brasília, em resposta ao que chamou de agressão injustificada e contínua do Irã.

Mais cedo, Trump havia afirmado que os EUA voltariam a atacar o país persa com muita força ainda nesta quarta-feira. Em evento na Casa Branca, o presidente disse que Washington quer que Teerã assine um acordo que seja significativo e funcione, mas elevou o tom das ameaças.

Banner largo do Pickt — app de listas de compras colaborativas para Telegram

Ontem nós os atingimos com força, e hoje vamos atingi-los com força novamente, disse Trump. Vamos atacá-los, e atacá-los muito duramente.

As declarações vieram horas depois de o republicano publicar, em sua rede Truth Social, que o Irã havia demorado demais para negociar e agora teria de pagar o preço.

Em resposta, o presidente da comissão de segurança nacional do Parlamento iraniano, Ebrahim Azizi, escreveu em uma publicação no X que, desta vez, a guerra não ficará restrita à região.

Matéria em atualização.

Banner pós-artigo do Pickt — app de listas de compras colaborativas com ilustração familiar