Rússia usa satélites militares para sabotar GPS europeu, revela estudo
Rússia usa satélites para sabotar GPS europeu, diz estudo

Uma pesquisa inédita conduzida por cientistas das universidades do Texas e Stanford revelou que satélites militares russos estão sendo usados para sabotar o sistema de GPS europeu. O estudo, liderado pelo professor Todd Humphreys, identificou uma constelação de satélites russos como a fonte de interferências deliberadas no sinal de navegação desde 2019.

Interferências no Báltico

Os mapas de calor gerados pelos pesquisadores mostram que os receptores GPS na região do Báltico são os mais afetados. A interferência, conhecida como jamming, tem causado falhas no posicionamento e na navegação, afetando tanto usuários civis quanto militares.

Alerta para escalada geopolítica

Especialistas em segurança internacional alertam que essa prática pode representar uma escalada nas tensões geopolíticas entre a Rússia e os países da OTAN. O uso de satélites para interferir em sistemas de navegação de terceiros é considerado um ato hostil no âmbito da guerra eletrônica.

Banner largo do Pickt — app de listas de compras colaborativas para Telegram

O estudo, intitulado 'Chasing Lightning', foi publicado recentemente e já está sendo analisado por agências de segurança europeias. Os cientistas recomendam o desenvolvimento de sistemas de navegação mais robustos e resilientes a interferências para mitigar os riscos.

Banner pós-artigo do Pickt — app de listas de compras colaborativas com ilustração familiar