EUA bombardeiam Irã após queda de helicóptero Apache em Ormuz
EUA bombardeiam Irã após queda de helicóptero Apache

O Exército dos Estados Unidos anunciou ter realizado uma série de bombardeios contra o território iraniano nesta terça-feira (9). O ataque é uma retaliação à derrubada de um helicóptero Apache na região do Estreito de Ormuz no dia anterior, segundo o Comando Central do Exército norte-americano (Centcom).

Ataques de autodefesa

As forças do Centcom começaram a lançar ataques de autodefesa contra o Irã às 17h ET (18h no horário de Brasília), por ordem do Comandante em Chefe Donald Trump, em resposta à derrubada de um helicóptero Apache do Exército dos EUA. A missão é uma resposta proporcional à agressão iraniana injustificada, afirmou o Centcom em comunicado divulgado nas redes sociais.

O bombardeio ocorre horas após o presidente dos EUA ter acusado o Irã de derrubar o helicóptero e prometido uma resposta. A mídia estatal iraniana reportou que ataques foram registrados perto da cidade de Sirik, próxima ao Estreito de Ormuz.

Banner largo do Pickt — app de listas de compras colaborativas para Telegram

Investigação sobre a queda

Uma autoridade militar dos EUA disse ao site Axios que um drone iraniano atingiu o helicóptero, causando a queda. A investigação ainda não determinou se o ataque do drone foi intencional. O helicóptero Apache operava na região do Estreito de Ormuz quando caiu por volta das 18h30 de segunda-feira. Os dois tripulantes foram resgatados em condição estável cerca de duas horas depois, na água, com um barco-drone não tripulado de cerca de sete metros de comprimento. A causa da queda está em investigação.

Contraste no discurso de Trump

A fala de Trump nesta terça contrasta com o discurso adotado nos últimos dias. O presidente vinha tentando buscar um acordo de paz no Oriente Médio e chegou a advertir Israel para não retomar a guerra contra o Irã. Na segunda, Trump disse que um acordo estaria na fase final e poderia levar mais dois ou três dias.

Após o post de Trump, o ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, publicou uma mensagem em tom desafiador. Sem citar diretamente o helicóptero, Araghchi sugeriu que, para reduzir o risco, os EUA deveriam se retirar da região. Forças estrangeiras próximas ao nosso território estão sob risco constante devido a erros humanos, acidentes ou fogo cruzado. Para reduzir esse risco, a melhor solução é que se retirem. Preferimos a linguagem da diplomacia, mas também falamos outras línguas, escreveu.

O helicóptero Apache

O AH-64 Apache é o principal helicóptero de ataque do Exército dos EUA, considerado um dos mais avançados do mundo. Entrou em serviço em 1984, pode voar a até 365 km/h e carregar até 22 mísseis de precisão e 76 foguetes não guiados. Este foi o primeiro Apache perdido pelos EUA durante a guerra no Oriente Médio, que perdura desde 28 de fevereiro. Anteriormente, houve perdas de drones na região.

Banner pós-artigo do Pickt — app de listas de compras colaborativas com ilustração familiar