O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, declarou nesta quarta-feira que não há motivo para pânico após a França ter registrado o primeiro caso de Ebola no país. O paciente é um médico que retornou de uma missão humanitária na República Democrática do Congo.
Risco baixo para o mundo, segundo OMS
Em coletiva de imprensa, Tedros destacou que, nos últimos 50 anos, menos de 30 casos de Ebola foram detectados fora da África. “(Isso) significa que o risco (para o resto do mundo) é baixo; seja na França ou em outros países da Europa, não devem reagir de forma exagerada — é isso que eu gostaria de aconselhar”, afirmou aos repórteres.
Medidas adotadas na França
O médico que voltou do Congo foi colocado em isolamento, e as autoridades de saúde estão rastreando os contatos, informou o Ministério da Saúde em comunicado. A pasta acrescentou que o risco para a população europeia em geral é baixo.



