OMS: pânico desnecessário após 1º caso de Ebola na França
OMS: pânico desnecessário após 1º caso de Ebola na França

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, declarou nesta quarta-feira que não há motivo para pânico após a França ter registrado o primeiro caso de Ebola no país. O paciente é um médico que retornou de uma missão humanitária na República Democrática do Congo.

Risco baixo para o mundo, segundo OMS

Em coletiva de imprensa, Tedros destacou que, nos últimos 50 anos, menos de 30 casos de Ebola foram detectados fora da África. “(Isso) significa que o risco (para o resto do mundo) é baixo; seja na França ou em outros países da Europa, não devem reagir de forma exagerada — é isso que eu gostaria de aconselhar”, afirmou aos repórteres.

Medidas adotadas na França

O médico que voltou do Congo foi colocado em isolamento, e as autoridades de saúde estão rastreando os contatos, informou o Ministério da Saúde em comunicado. A pasta acrescentou que o risco para a população europeia em geral é baixo.

Banner pós-artigo do Pickt — app de listas de compras colaborativas com ilustração familiar
Banner largo do Pickt — app de listas de compras colaborativas para Telegram