O quadro “Barato da Cozinha”, da EPTV, afiliada da TV Globo, deste sábado (27), traz uma receita que combina com frio e festa junina: a canjica. A sugestão veio da telespectadora Graziela Lopes de Pitangueiras (SP), que comentou que queria aprender o prato típico das quermesses. A receita rende até dez porções e custa R$ 18,91. Quem ensina o passo a passo é a nutricionista Letícia Aguiar de Ribeirão Preto (SP).
Ingredientes e custos
- 250g de canjica de milho - R$ 4,50
- 720ml de leite - R$ 3,60
- 200g de doce de leite - R$ 5,00
- 200g de creme de leite - R$ 3,00
- 5 paçocas - R$ 2,50
- Canela em pau a gosto - R$ 0,20
- 1 colher (chá) de manteiga - R$ 0,10
- 1 pitada de sal - R$ 0,01
Total estimado da receita: R$ 18,91
Modo de preparo
Para preparar a canjica, comece deixando a canjica de milho de molho em água por pelo menos 8 horas ou de um dia para o outro. Escorra e lave bem. Em uma panela de pressão, coloque a canjica e cubra com água. Cozinhe por cerca de 40 minutos após pegar pressão, ou até que os grãos estejam macios. Escorra a água e reserve.
Em outra panela, aqueça o leite com a canela em pau e a manteiga. Quando ferver, adicione a canjica cozida, o doce de leite e o creme de leite. Misture bem e cozinhe em fogo baixo por mais 10 minutos, mexendo de vez em quando para não grudar. Por último, adicione as paçocas esfareladas e uma pitada de sal. Sirva quente ou fria, polvilhada com canela em pó se desejar.
Dicas da nutricionista
A nutricionista Letícia Aguiar recomenda que a canjica pode ser servida como sobremesa ou café da manhã especial. Ela sugere substituir o leite integral por leite desnatado ou vegetal para uma versão mais leve, e o doce de leite por versão diet ou caseira para reduzir o açúcar. A receita é rica em carboidratos e ideal para dias frios.



