O Festival Somos Latinos lotou a Arena-Barra Maricá, na Região Metropolitana do Rio, na noite desta sexta-feira (28). O evento abriu a programação com shows, encontros inéditos, gastronomia latino-americana e clima de celebração.
Por causa das condições do tempo e de medidas de segurança, o rapper Criolo não pôde se apresentar no palco principal. Mesmo assim, ele fez um show intimista no palco Alma Latina, dentro da turnê que marca seus 50 anos. No repertório, sucessos como “Não Existe Amor em SP”, “Ogum”, “Subirudoistiozin” e uma versão de “Retalhos de Cetim”, de Benito di Paula. A apresentação também teve momentos de samba, pagode e outras referências.
Quem abriu o palco principal foi a argentina Miss Bolívia, que animou o público com uma mistura de cumbia, rap, dancehall e música eletrônica. Ela recebeu no palco a brasileira Alessandra Leão, indicada ao Grammy Latino. O grupo Songoro Cosongo celebrou 20 anos de carreira com ritmos afro-caribenhos. A noite também teve o cortejo haitiano RaraW, a apresentação do artista local Thiago Dantas e o grupo carioca Samba Que Elas Querem.
A programação deste sábado começa às 13h com o grupo Chega Mais, de Maricá. Um dos destaques é o cantor Sebastián Piracés, fundador da banda Francisco, el Hombre, que se apresenta em carreira solo. A final da Copa Libertadores da América, entre Flamengo e Palmeiras, será transmitida no festival. Depois do jogo, o palco principal recebe o retorno da banda Móveis Coloniais de Acaju, após quase dez anos de pausa. A grande atração da noite é Mart’nália.
Na área gastronômica, o público poderá experimentar pratos típicos da América Latina, como tacos, burritos, arepas, anticuchos e empanadas. Oficinas de dança, malabarismo e atividades infantis completam a programação. O festival é realizado pela Prefeitura de Maricá, Codemar e Maré, com produção da Br4 Branding e curadoria musical do Mucho! Festival.



