Elevador do Mirante de Piracicaba continua fechado após furto e reparos
Elevador do Mirante de Piracicaba segue fechado

O Elevador Turístico do Mirante de Piracicaba (SP) continua fechado há mais de um mês, mesmo após reparos realizados pela prefeitura. A estrutura, de 24 metros de altura e 140 degraus, oferece vista privilegiada da cidade, mas está inacessível a moradores e turistas desde maio.

Furto de fiação e tentativa de conserto

No fim de abril, o local foi alvo de vandalismo e furto de fiação elétrica, o que paralisou o elevador. A prefeitura prometeu resolver o problema em cerca de sete dias. O conserto foi feito, mas após uma semana, o ponto turístico foi novamente fechado.

Segundo a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, os serviços de reparo e manutenção continuam em execução. "Após o furto da fiação do equipamento, foram iniciados os procedimentos de recuperação do mesmo. A Prefeitura fez a reposição dos fios e concretagem do espaço que os acomoda, para evitar outros furtos", informou em nota.

Banner largo do Pickt — app de listas de compras colaborativas para Telegram

Troca de peças e falta de acessibilidade

A prefeitura acionou a empresa responsável pela manutenção especializada do elevador, que identificou a necessidade de troca de peças. Agora, aguarda a chegada dos elementos para finalizar o serviço. "Manter o elevador aberto apenas pela escada torna o equipamento não acessível a todos os públicos, portanto, a Secretaria de Turismo optou por mantê-lo fechado até ter todos os reparos e trocas de peças finalizados", concluiu a nota.

A médica Letícia Oliveira, que veio de Cuiabá (MT) com a família, lamentou a situação: "Minha mãe participa da classe de PCD, ela precisa de um elevador para poder subir [...] a gente fica insatisfeito, fica triste".

Outros pontos turísticos também sofrem com abandono

Dois meses após uma tentativa de concessão à iniciativa privada, importantes pontos turísticos de Piracicaba, como o Aquário Municipal e o Parque do Mirante, também apresentam sinais de abandono, vandalismo e falta de manutenção. A costureira Helena Rodrigues afirmou: "A gente veio para levar as crianças no aquário, está cheio de gente esperando para abrir, está fechado. Está triste de ver". A engenheira Greice Massaro, que veio da capital paulista, disse: "A gente queria ver o rio, os peixes e tudo mais. Foi uma surpresa para a gente ver a situação".

Banner pós-artigo do Pickt — app de listas de compras colaborativas com ilustração familiar