Pesquisa Datafolha divulgada nesta semana revela que 36% dos brasileiros acreditam que a economia do país vai melhorar nos próximos meses. O índice de pessimistas, que esperam piora, é de 31%, enquanto 31% avaliam que a situação permanecerá estável. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
Otimismo maior entre eleitores de Lula
O levantamento mostra diferenças significativas conforme a preferência política. Entre os que votaram em Lula no segundo turno de 2022, 56% preveem melhora econômica. Já entre os eleitores de Jair Bolsonaro, apenas 18% compartilham dessa visão. O estudo entrevistou 2.556 pessoas em 181 municípios entre 18 e 19 de março.
Para o cientista político Antonio Lavareda, presidente do Conselho Científico do Ipsos, 'a percepção econômica é fortemente influenciada pela identificação partidária, fenômeno conhecido como 'polarização afetiva'.'
Comparação com governos anteriores
Na gestão Bolsonaro, em março de 2020, o otimismo econômico era de 44%, caindo para 21% em setembro do mesmo ano. No governo Dilma Rousseff, o índice chegou a 42% em 2011, mas despencou para 8% em 2015. A atual taxa de 36% é superior à média dos últimos anos, mas ainda distante dos picos históricos.
O Datafolha também apurou que a avaliação do governo Lula é considerada ótima ou boa por 38% dos entrevistados, regular por 30% e ruim ou péssima por 31%. A aprovação do presidente se mantém estável em relação à pesquisa anterior.



